segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Domingo é dia de fazer bolo de maçã!


Estava eu com a maior preguiça de sair de casa e pensando em um docinho para alegrar o dia. Sem a menor vontade de sair procurando algo pronto (era muita preguiça mesmo!) e fui ver o que tinha na geladeira. Ovos, sempre tem... e me deparei com duas maçãs perdidas que estavam começando a perder o viço. Como odeio desperdício de comida resolvi fazer um bolo.

Ficou bom! Muito bom mesmo!

Vou passar a receita, mas, antes que alguém pergunte sobre o pedaço que falta na foto que tirei, já está na minha barriguinha. Senão, como eu saberia se ficou bom?

Ingredientes
Três ovos
Uma xícara de açúcar
Uma xícara de farinha de trigo peneirada para aerar a massa
1/4 de xícara de óleo vegetal
Uma colher de sopa de essência de baunilha
Duas colheres de leite em pó
Uma colher de sopa de fermento em pó
Duas maçãs descascadas e picadas grosseiramente
Um punhado de passas

Preparo
Na batedeira coloque os ovos, o açúcar e o óleo. Bata em velocidade alta até misturar bem e formar um creme clarinho.  Misture a farinha e o leite em pó e volte a bater, misturando a essência de baunilha e, finalmente, o fermento, diminuindo a velocidade para incorporar bem. A massa batida deve estar aerada ao ponto de fazer aquelas bolhas de ar da fermentação. 
Deixe descansar enquanto unta (com óleo) uma forma de furo central. Ao invés de enfarinhar, use um pouco de açúcar e coloque os pedaços de maçã, cobrindo o fundo da assadeira. Jogue as passas entre os espaços da maçã. Coloque a massa por cima.
Aqueça o forno a 180° C e leve o bolo para assar por cerca de 25 minutos. Não esqueça que o tempo varia de forno para forno, portanto, faça o teste do palito.

Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...