Saúde e Natureza

Benefícios do Manjericão para a sua saúde



Manjericão, cujo nome científico é Ocimum basilicum, é uma planta também popularmente conhecida como basílico e alfavaca. É originário da Índia, local em que descobriram as suas propriedades e os seus benefícios, sendo utilizado para fins medicinais e na culinária. Até os dias atuais, os indianos consideram-na uma planta sagrada e fundamental que desenvolve o crescimento espiritual.


O manjericão é uma erva altamente nutritiva. Com baixa calorias (cerca de 20 calorias por 100 gramas), contém óleos essenciais que fornece um aroma calmante e muitos benefícios à saúde. Ele é uma fonte de fibra dietética, de proteína e contém principalmente água. Várias vitaminas como a vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K pode ser encontrado na mesma. O Manjericão é também uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio.

O MANJERICÃO E A SAÚDE


O manjericão é em excelente diurético, refrescante, estimula o fígado, é usado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, espasmos gástricos, depressão, perdas de memória, dores menstruais e insônias.

MANJERICÃO NAS GRIPES E RESFRIADOS


Além disso, o chá quente desta planta reduz a febre e o muco no peito e no nariz (porque é sudorífico e diurético), ajudando a aliviar os sintomas de resfriados, gripes, congestão, tosse e dor de garganta.

Ótimo para o coração:
O Manjericão por conter magnésio se mostrou um bom amigo do coração ajudando a aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo. Ele contém antioxidantes que ajudam a diminuir o nível de colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL. O manjericão é também uma fonte de vitamina A e contém betacaroteno, que protege as células epiteliais dos radicais livres e impede a oxidação do sangue no corpo. Ele também impede a formação de placa e acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

MANJERICÃO FAZ BEM PARA A MEMÓRIA

O Manjericão é rico em corticosterona, que ajuda a melhorar a memória. O Manjericão ajuda no desencadeamento de circulação cerebral, reduzindo assim os danos cerebrais. Ela também ajuda no fortalecimento do sistema nervoso, é ele ainda conhecido por aliviar o stress.


COMO PREPARAR O CHÁ DE MANJERICÃO

Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta planta, basta preparar o seguinte chá:

Junte cerca de 10 folhas de manjericão e acrescente a uma caneca de água fervente. Deixe repousando durante 10 minutos, coe e está pronto para ser consumido.

MANJERICÃO NAS PREPARAÇÕES CULINÁRIAS

Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos “gourmet” e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. Aqui vale a regra: quanto mais fresco, melhor!



Pesquisas séria feitas com o Manjericão e a Saúde:

Investigação da Atividade Antimicrobiana do Ocimum basilicum (Manjericão) sobre Staphylococcus aureus/Investigation of the Ocimum basilicum Antimicrobial …

RLA dos Santos, MNW Barreiros… - … CIÊNCIAS EM SAÚDE, 2011 - 200.216.240.50
Objetivo: Investigar a atividade antimicrobiana do Ocimum basilicum (manjericão) sobre o
microrganismo Staphylococcus aureus. Materiais e Métodos: As cepas de S. aureus foram
obtidas do Banco de Microrganismos do Laboratório de Microbiologia da Faculdade de

Manjericão como ingrediente bioativo em queijo da serra da estrela

M Carocho, P Morales… - SPASS 2015, 2º …, 2015 - biblioteca digital.ipb.pt
... no mercado lácteo. Por outro lado, em termos de benefícios para a saúde, as
propriedades bioativas do manjericão foram detetadas no queijo através de ensaios
de avaliação da atividade antioxidante. Os efeitos de conservação ...

[PDF] ALIMENTO FUNCIONAL ATRAVÉS DO USO DE Ocimum basilicum L.(MANJERICÃO) COMO AROMATIZANTE E TEMPERO

FL MILITÃO, MR FURLAN - revista.oswaldocruz.br
... Os alimentos funcionais são definidos como constituídos de substâncias alimentares ou
biologicamente ativas, que proporcionam benefícios clínicos ou de saúde. O manjericão (Ocimum
basilicum L.), pertencente à família Lamiaceae, é considerada uma planta anual ou ...

[PDF] Plantas medicinais utilizadas pela população atendida no" Programa de Saúde da Família", Governador Valadares, MG, Brasil

BG Brasileiro, VR Pizziolo, DS Matos… - Revista Brasileira de …, 2008 - SciELO Brasil
... Diabetes 175 Pata de Vaca, Carqueja, Insulina vegetal. Cardio - proteção 170 Alecrim, Manjericão,
Babosa. Dor-de-cabeça 129 Boldo, Cordão de Frade, Camomila. ... Page 7. Plantas medicinais
utilizadas pela população atendida no “programa de saúde da família” 635 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...