sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Brigadeiro de avelã espetacular!


Nessa época do ano estão todos pensando em almoços e ceias de natal e Ano Novo. É um tal de salada de não sei o quê, farofa com não sei o que lá. E os pratos que vão de peru, chester, tender, bacalhau etc.

Mas chega a hora da sobremesa, e é um tal de pavê; sorvete no panetone etc. que eu acho que já deu! Minha ideia aqui é fazer brigadeiro com uma fruta seca que fica mais comum nos tempos de Natal, dando ideia de um brigadeiro de copinho com avelãs, que, se for deixado mais amolecido, pode servir de recheio de um bolo, ou colocado em uma massa assada e transformado em torta.



Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de chocolate meio amargo picado
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de avelãs 

Preparação

Pré-aqueça o forno a 220° C e toste as avelãs por 20 minutos. Ponha as avelãs ainda quentes em um papel toalha e, com outra folha esfregue as avelãs até tirar a casca. Se ficar uma ou outra com casca, não tem problema.
Espere esfriar um pouco e triture as avelãs.

Numa panela, coloque todos os ingredientes e apenas metade das avelãs. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até atingir quase a textura de brigadeiro, ou seja, quando estiver vendo o fundo da panela.

Distribua o brigadeiro em copinhos e coloque o restante das avelãs por cima para decorar, ou, prepare uma farofa derretendo meia colher de sopa de manteiga e misture com as avelãs trituradas restantes, mexendo por uns cinco minutos. Coloque a farofa por cima do brigadeiro e sirva.

Se quiser usar como recheio, misture duas colheres de rum à receita para amolecer um pouco e use todas as avelãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...