segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Grelhado de peixe com castanhas do Pará e molho de maracujá


Mais uma daquelas receitas bacanas que a gente vê em uma embalagem e resolve testar para ver se fica boa. Ficou. Na receita original recomendaram pintado. Como eu não tinha, usai o filé de tilápia que estava bem barato no mercado. Ficou nota mil!!!

Ah! Aproveitem que vai começar a temporada do maracujá e está bem quente por aqui. Esse é o tipo de prato leve que não deixa ninguém passando mal.

Ingredientes

Peixe:
2 filés de peixe cortado em quadrado (pode usar peixe de rio ou mar)
5 castanhas do Pará de trituradas
sal
pimenta do reino moída
suco de limão
azeite extravirgem

Molho:
1 maracujá
15 ml de melado (de cana ou bordo)
100 ml de vinho branco frisante seco
1 colher de sobremesa de amido de milho
sal
folhas de sálvia
noz moscada

Preparação

Tempere os filés de peixe com o suco de limão e deixe marinar por 20 minutos.
Em uma frigideira aqueça o azeite e grelhe o filé somente de um lado por cerca de 3 minutos, adicionando sal e a pimenta do reino.
Retire da grelha e coloque o outro lado do peixe sobre as castanhas trituradas, fazendo uma leve pressão para aderir e criar uma crosta. Retorne o filé à grelha, agora no lado das castanhas e frite por mais 3 minutos em fogo médio a alto. Reserve.
Em uma caçarola adicione 15 ml de melado e dissolva em fogo brando, adicione o vinho branco, o maracujá, a noz moscada e o amido; corrija o sabor com uma pitada de sal e cozinhe por alguns minutos até obter a consistência de um molho.

Montagem do Prato:

Em um prato, coloque uma parte do molho de maracujá no centro, disponha sobre ele o grelhado. Decore com algumas folhas de sálvia e raspas de castanhas. Sirva com arroz branco, ou batatas rústicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...