quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Focaccia deliciosa para todos os momentos


Esta é uma receita de pão italiano, achatado e macio. Vou passar aqui a receita original, em que esse pão é coberto com sal grosso, azeite e alecrim. Na Itália, é consumido tanto no café da manhã, quanto em um aperitivo com amigos e familiares.
Sendo um pão rústico à base de azeite de oliva, alecrim e sal grosso ele pode ser comido sozinho, ou acompanhado de patês. Com uma Sardella ou uma Alichella fica maravilhoso!
Um detalhe: Ele é simples de fazer!

Ingredientes

para a massa:
250 g de farinha de trigo (peneirada)
Uma pitada de sal refinado
50 g de manteiga
10 g de açúcar
Quantidade necessária de água (mantenha morna ou na temperatura ambiente)
15 g de fermento biológico fresco
15 ml azeite de oliva
1 colher de chá de alecrim picado finamente

Para a cobertura:
Azeite de oliva
Folhas frescas de alecrim
Sal grosso em flocos

Preparação

Primeiramente, faremos a esponja.
Misture o fermento no açúcar e um pouquinho de água até a mistura liquefazer-se. Adicione uma colher de sopa de farinha e mais um pouco de água até formar uma mistura semelhante a uma papinha de bebê. Cubra o recipiente com um pano e deixe a esponja crescer (aproximadamente 30 a 40 minutos em dias de calor).
Passado esse tempo, misture todos os ingredientes (inclusive a esponja) e amasse até a massa ficar lisa, elástica e homogênea, agregue água o quanto for necessário para manter a massa úmida e macia. Cubra a massa e deixe-a descansar até dobrar de volume.
Ao dobrar de volume, abra a massa e coloque-a em uma forma, previamente untada e faça "buracos" na massa com seus próprios dedos. Coloque as folhas frescas de alecrim, sal grosso e regue tudo com azeite de oliva.
Asse por aproximadamente 15 minutos a uma temperatura de 150°C.

5 comentários:

  1. Delícia. Você tem receitas low carb também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida! Você me conhece! Acha que como coisas low carb? kkkk! Brincadeira! Tem muitas coisas no blog para ajudar em dietas, mas isso envolve comer alimentos que você geralmente rejeita. No caso desse pão, você pode mudar o tipo de farinha, mas não sei se vai dar certo

      Excluir

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...