sábado, 8 de maio de 2021

Pitu com pirão para o dia das mães


Sei que esse não é um “post” de Dia das Mães, já que é só uma receita, mas pensem que essa é um prato gostoso e especial para fazer e homenagear sua mãe.

Antes de passar ingredientes e tudo o mais, vou contar umas histórias que me levaram a isso. Vou começar lembrando que esta semana eu fiquei pensando muito na minha mãe e em outras mães que passaram ou que estão na minha vida. Lembrei de Pitu, que é um camarão de água doce delicioso, porque lembrei de dona Amelinha, que também não está mais entre nós, mas que fez uma receita que meu paladar e meu olfato jamais esqueceram.

Lembro de amigas e familiares que se tornaram mães, além das mães dessas amigas, que faziam de tudo para mostrar que seus filhos eram a coisa mais importante para elas. Queridas! Eu adoraria poder cozinhar esse prato para vocês.

Quero cozinhar ainda mais para amigas que não geraram filhos, mas que foram mães para mim, para seus pais, para todos. Porque quero retribuir a vocês minhas queridas toda a doação de vocês em relação ao mundo.

Em tempo: uma amiga minha (Oi Dirce), cuja gravidez eu fui uma das primeiras a desconfiar, tem uma criação de camarões, a Brasil Camarão, que você pode conhecer melhor clicando aqui! Bem, eu perguntei a ela se tinha pitu, que está difícil mesmo de encontrar. Não tem, mas esse prato que estou dando a receita pode ser feita com os camarões da criação dela. Fica delicioso!

Ingredientes

500 g de pitus limpos

2 xícaras (chá) de água

1/2 colher (sopa) de azeite

2 tomates picados

1 cebola picada

1 pimentão picado

1 colher (sopa) de coentro picado

1 colher (sopa) de cebolinha picada

1/2 colher (sopa) de colorau

4 xícaras (chá) de leite de coco

Pirão:

2 xícaras (chá) de caldo do pitu

1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca

  


Preparação

Em uma panela, coloque os pitus, o sal e a água. Deixe ferver por 10 minutos. Retire-os da água com uma colher.

Em outra panela, aqueça o azeite e refogue os tomates, a cebola, o pimentão, o coentro, a cebolinha, o colorau e o leite de coco.

Junte os pitus e cozinhe por mais 10 minutos. Reserve 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento dos pitus.

Pirão:

Em uma panela, coloque o caldo de pitu e aos poucos, despeje a farinha de mandioca, mexendo sempre por 10 minutos, até engrossar. Em uma tigela, coloque o pirão, arrume os pitus por cima e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...