quinta-feira, 6 de maio de 2021

Que saudades da minha mãe

 


Hoje é seis de maio. Falta um mês para eu fazer 10 vezes esse seis, no dia seis do seis. Há 42 anos, neste dia eu perdi minha mãe. Alguns dirão que faz muito tempo, mas não faz para quem sente saudades. E quem teve uma mãe como a minha vai sentir saudades todos os dias, porque muitas vezes eu me pego em alguns momentos “Leda” dentro de mim. Repetindo gestos, escrevendo com uma letra parecida.

Deixei de assinar um dos meus nomes e comecei a abreviar porque uma das letras era exatamente igual à dela quando assinava. Que bobagem não é mesmo? Mas acreditem, faz 42 anos (se somar os dois algarismos vai dar seis) e ainda me vejo naquela cozinha, com ela tendo um súbito mal...

Perdi muitos mais no caminho, amigos, irmão, irmã, sobrinhos, tios e primos. Muitos se foram e ainda sinto falta, mas não como sinto dela. As coisas todas estão assoberbadas para mim, e não acredito que alguns não sintam. Milhares, muitos milhares de mortos por uma doença que já tem vacina. Gente que busca por um pouco de ar enquanto os maus debocham. Crianças e mulheres mortas ou aviltadas por uma violência que só aumenta. Me sinto sufocada.

Há 42 anos perdi minha mãe. Quantas pessoas perderam a mãe agora? Será que elas sentem falta como eu sinto da minha? Pode ser apenas a depressão causada por isolamento social, mas nesses dias parece que a dor se agiganta e não consigo ver uma luz. E isso piora quando vejo um monte de idiotas que não conseguem calar a boca diante de um fato que eles não compreendem, mas que sentem enorme vontade de opinar sobre...


Vou falar uma coisa que minha mãe dizia toda hora: “tem algo de útil para acrescentar? Não? Então fique calada!” Minha mãe se foi há 42 anos. Quantas se foram agora? Quantas estão doentes? Quantas estão sozinhas em casa sem ver seus filhos? Quantas?

Sim minha gente, 42 anos depois eu sinto falta da minha mãe, mas dou graças por ela ter ido embora antes de ver tudo de ruim que está acontecendo agora. E quero falar sobre isso nesse momento porque o próximo domingo é dia das mães, e eu vou acordar, fazer uma prece por ela, e por todas as mães que, como a minha, lutaram a cada minuto para manter seus filhos, acalentá-los, alimentá-los e amá-los.

Se você que está me lendo ainda tem sua mãe e não quer sentir essa dor do não poder mais ver, não espere pelo domingo do Dia das Mães. Mostre amor hoje. Mostre todos os dias. Respeite, escute. Um dia isso só estará na lembrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...