sábado, 29 de junho de 2019

Bolo gelado com recheio de abacaxi refrescante e delicioso


Hoje me sentei para escrever no blog, depois de alguns dias, e estava bem chateada, o que me fez escrever primeiro um desabafo. Agora, depois de colocar para fora algo, mesmo que não tenha me feito tanto bem como eu pensei, resolvi passar uma receita que estou com vontade de fazer.

Sei que bolos gelados são coisas de verão e coisa e tal, mas estamos com um inverno tão atípico, com temperaturas tão altas, que o melhor mesmo é fazer coisas leves e refrescantes, com frutas gostosas. Abacaxi é minha fruta favorita! Mas não apenas isso, é uma fruta que auxilia na digestão e fornece muitas vitaminas.

Façam esse bolo e se deliciem!

Ingredientes

Massa:
Três ovos
Uma xícara de farinha
Uma xícara de açúcar
Cinco colheres de sopa de água
Uma colher de chá de fermento em pó
Recheio:
Um abacaxi picado
Uma xícara de açúcar
Uma xícara de água
1/2 lata de leite condensado
Duas latas de leite (meça pela lata de leite condensado)
Uma colher de sopa de amido de milho
Três gemas
Cobertura:
200 ml de creme de leite fresco
Três colheres de sopa de leite condensado

Preparação

Massa
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a água e a farinha com o fermento. Bata as claras em neve e misture delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, numa forma retangular untada e enfarinhada por cerca de 40 minutos.
Recheio
Leve ao fogo o abacaxi, a água e o açúcar durante 20 minutos, mexendo algumas vezes. Reserve até esfriar.
Dissolva o amido de milho no leite frio. Junte os restantes ingredientes e leve ao fogo até ferver. Reserve e deixe esfriar.
Cobertura
Bata o creme de leite com o leite condensado até dar uma leve encorpada.

Montagem

Corte o bolo em duas partes iguais.
Disponha o recheio de abacaxi sobre a uma das partes da massa. E o creme sobre o abacaxi.
Tape com a outra parte da massa e cubra tudo com a cobertura de creme e o restante do abacaxi.
Guarde na geladeira até servir.

2 comentários:

  1. Acho uma grande sacanagem essas suas receitas...rs
    A gente olha e depois não sai da cabeça enquanto não faz, sem contar que tantas delas nos lembra a infância. Obrigado por compartilhar amor.

    ResponderExcluir

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...