segunda-feira, 21 de junho de 2021

São João acende a fogueira do meu coração


Finalmente começou o inverno, as temperaturas estão mais baixas, e vai ter gente reclamando porque quer o verão de volta. Lamento meu povo! É hora de a terra esfriar um pouco, de fazer uma fogueira no quintal e brincar com as crianças, fazendo bandeirinhas, balõezinhos (só de enfeite!), e fazer mais uma festinha junina só para os de casa. São João Batista não se importa. Tenho certeza de que ele nos quer vivos.

Mas é bom lembrar umas tradições. No Nordeste, nessa época do ano, grandes festejos acontecem (não este ano, por conta da pandemia). Uma das tradições é a do Bumba Meu Boi, uma dança que conta a lenda do Pai Francisco, um escravo, que matou o boi Mimoso, para atender sua esposa, Catarina, que estava grávida e com desejo de comer a língua do boi do patrão. Mimoso era o boi mais bonito e preferido do seu senhor. Assim, quando o boi sumiu, o senhor investigou dentre os escravos e os índios e descobriu o que aconteceu. O senhor então exige que Pai Francisco traga o boi de volta a vida.

Pai Francisco começa, então, a convidar índios curandeiros e pajés, na esperança de ressuscitá-lo. Através das danças e coquetéis o boi mimoso volta a vida e todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre. E assim a festa do Bumba Meu Boi se repete todos os anos em uma explosão de cores, danças, músicas e comidinhas juninas.

E como São João é tempo de fazer comidinhas gostosas, segue uma receita bacaninha e fácil!

Pasteis de batata doce


Ingredientes

4 folhas de massa folhada laminada

1 colher de sopa de margarina derretida para pincelar a massa

Para o recheio:

250 kg de batata doce

190 g de açúcar

Raspas de 1 limão

1 colher de café rasa de canela

1 gema

Preparação


Cozinhe a batata doce descascada e cortada, deixe esfriar um pouco e esprema bem, reduzindo a batata a um purê

Leve o açúcar ao fogo com 200 ml de água e deixe ferver cerca de 2 minutos. Junte o purê de batata, a canela e as raspas de limão. Deixe ferver mexendo sempre até ver o fundo ao tacho.

Retire do fogo, deixe amornar e junte a gema. Leve ao fogo novamente para incorporar a gema na massa de batata doce. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Abra as folhas de massa sobre a mesa e corte-as ao meio na vertical. No meio de cada folha coloque uma porção da massa de batata doce.

Enrole a massa diversas vezes até terminar a folha e dobre as pontas. Faça este processo até terminar a massa.

Coloque os pasteis num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com a margarina derretida. Leve ao forno a 200 °C durante 15 minutos aproximadamente, até ficarem dourados. Decore com açúcar de confeiteiro polvilhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...