quarta-feira, 30 de agosto de 2017

À procura de um emprego

À procura de um emprego


Ferramentas de busca realmente ajudam?



Procurar emprego em um mercado de trabalho do jeito que está já não é fácil. A economia está mais do que encolhida, está massacrada sob um monte de entulho e ficando cada dia pior. Mas, não se deve perder a esperança pois aí é que tudo vai para o brejo mesmo.
Entretanto, se o mercado é feroz para alguns, acreditem (!), para pessoas maduras é muito mais. Porque as ferramentas de busca via sites (empregos.com, trampos.com, infojobs, buscojobs etc.) têm algoritmos que dificultam a vida de quem está buscando um novo posto de trabalho.
Vou falar de algumas usando a mim mesma como exemplo: sou mulher, jornalista, tenho 56 anos e trabalho desde meus 13 (fui atendente de uma copiadora). Tenho experiência profissional para preencher umas duas vidas e consigo me fazer entender em alguns idiomas, além de ser boa no meu próprio (o português).
Apenas no dia de hoje, recebi vagas de engenharia, contabilidade, sem falar em vagas para jovem aprendiz (obrigada por me considerarem jovem!!!) e estagiária. Minha pergunta é: que tipo de algoritmo é usado que não leva em conta a idade do candidato, experiência profissional, ou, valha-me Deus!, o cargo ao qual se candidata, que é o mais básico de qualquer curriculum?
Sei que muitos profissionais, inclusive os recrutadores e selecionadores, estão sendo substituídos por esses tais computadores, mas vejo que há um problema aí, pois enquanto aqueles profissionais usavam seus cérebros para pensar se este ou aquele candidato era adequado a uma vaga, a máquina só mensura algumas palavras aqui e ali, e pelo jeito, nem isso está sendo feito de maneira certa.

Usando as mesmas vagas e entupindo as caixas postais

Mas o problema não reside apenas nisso. Muitos sites de busca de empregos se repetem,enviando ao candidato a mesma vaga por vários dias seguidos, às vezes mais de uma vez ao dia. Tem ocasiões em que lhe mandam uma vaga à qual você já se candidatou, ou você entra no site de busca e percebe que eles não são os donos da vaga, que pertence a empresas como empregos.com, ou Manager, Catho etc., pelas quais você precisa "fazer um pacote mensal" para procurar emprego. Bem, corrijam-me se eu estiver errada, mas quando estamos sem emprego, precisamos economizar para pagar nossas despesas mensais e realmente não dá para despender mais uma verba, à qual nem saberemos se há retorno.
E, por último, mas não menos importante: se algum responsável por esses sites mencionados estiver me lendo, com todo o respeito, as pessoas estão ali buscando trabalho, muitas delas no desespero, porque a situação não está fácil, entupir cada e-mail com um monte de textos "informativos" antes de postar as vagas só irrita o candidato, porque descarregar um milhão de scripts de internet leva certo tempo, ainda mais em dias nos quais a internet resolve "não colaborar".

E você? Está trabalhando? Procurando emprego? O que achou do texto? Dê sua opinião. Conte para a gente as suas experiências.

 

2 comentários:

  1. Já recebi vaga de coveiro, atendente de funerária e cremador, devem me considerar um papa defuntos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois então. é o que pergunto: que tipo de algoritmo disse que essas vagas lhe serviam?

      Excluir

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...