sábado, 26 de agosto de 2017

A Vida é dura quando se está madura

A Vida é dura quando se está madura


A mulher está mais preparada para entrar nos quarenta e seguir?


Como uma pessoa que já passou bem dessa "entrada" na casa dos "enta", gostaria de partilhar uma experiência muito feminina. Não se assustem rapazes, não falarei da menopausa (que é chata pra caramba), apesar dela nos afetar, e muito. Mas de como a vida não é nada simples para uma mulher em nenhuma idade, muito menos quando ela amadurece.

Como estou sempre à procura de trabalho, hoje entrei para dar uma olhada em um desses sites de empregos voltados a pessoas acima dos 50. Vou falar o nome porque é bacana saber que somos nicho em algum mercado do planeta: Maturijobs. Estava vendo o blog e uma matéria (escrita por um homem), me chamou a atenção. O título,"Mulheres estão melhor preparadas para a longevidade" já me doeu por conta do português, pois o correto é "mais bem preparadas".

Mas, deixando isso de lado, pois o autor cometeu outros erros e não vim falar deles, fui ao teor do texto, que coloca a mulher num patamar acima, ou seja, que estamos mesmo mais bem preparadas, porque na vida temos que desempenhar um sem número de papéis: profissional, mãe, filha, esposa, avó, amiga, dona de casa, enfermeira, lavadeira, cozinheira etc.

Bem, concordo com o autor, em partes, porque somos mesmo exigidas em muitas frentes e isso nos deixa preparadas até para a guerra se precisar. Mas a questão é, porque os homens não se preparam também? Não foram cobrados de serem os provedores, defensores e coisa e tal? Foram, mas só desempenharam aquilo que foi conveniente. E por favor, não pensem que estou falando de todos, porque há exceções, mas falo da maioria.

A vida não é fácil para uma mulher em idade alguma, porque enfrentamos a falta de isonomia legal, a desigualdade de salário e de tratamento, e temos que enfrentar um sem número de coisas que não pedimos só para conseguir sobreviver. Chegamos à maturidade mais preparadas? Não sei. Não me considero preparada para nada, porque sempre que me preparei tomei um tapa na cara e tive de lidar com coisas que eu nem sabia existirem.

Só para terminar, pois estou comentando um blog de um site de empregos, a última entrevista à qual fui, uma entrevistadora me perguntou a idade, dizendo que não estava no meu currículo. Eu respostei que estava ali minha data de nascimento, e que eu faço aniversário todos os anos, portanto seria contraproducente assinalar todo ano minha idade. Quando eu vi a cara da coitada, e percebi que ela não fazia contas de cabeça, lhe disse minha idade e ela me respondeu que o trabalho era para alguém mais jovem. Depois fiquei sabendo que o cargo foi para um conhecido meu, mais velho que eu, que era... homem.


Gostaria de saber qual a experiência vocês, homens e mulheres maduros estão tendo no mercado de trabalho. Como o mundo está lhes tratando?

Um comentário:

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...