terça-feira, 9 de julho de 2019

Pão de ló com recheio de pêssego


Um dia desses estava vendo um cardápio de bolos para uma festa no escritório, e lá pelas tantas, me dei conta de que era um festival de nutellas e leite ninho. Enfim, uma série de sabores que não me dizem muita coisa. É como encher uma pizza com creme de queijo ao invés de colocar um queijo de verdade. Enfim, pensando nisso fui resgatar uma receita tradicional de bolo de pêssegos. Espero que vocês deem chance a um sabor tradicional.

Ingredientes

Pão de Ló:
Duas xícaras de farinha de trigo
Duas xícaras de açúcar
Uma xícara de leite
Seis gemas de ovo pequenas
Seis claras de ovo
Uma colher (sopa) de margarina
Uma colher (sopa) de fermento químico em pó
Uma colher (chá) de essência de baunilha
Uma lata de pêssegos em calda

Recheio:
Uma lata de leite condensado
Uma colher de margarina
Uma lata de creme de leite sem soro
Uma gema peneirada

Cobertura de Chantilly:
500 g de creme de leite fresco
Quatro colheres (sopa) açúcar

Preparação

Bolo:
Pré-aqueça forno a 180o C. Bater as claras em neve, reservar. Bater a manteiga, as gemas com o açúcar até ficar um creme e não conseguir mais ver o açúcar. Acrescentar aos poucos, a farinha, o leite, a baunilha e o fermento. Por último, acrescente delicadamente as claras em neve. Divida a massa em duas formas redondas de 30 cm untadas. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos. Depois de pronto, deixe esfriar.

Creme:
Leve o leite condensado com a margarina e a gema no fogo até soltar da panela, desligue o fogo e acrescente a lata de creme de leite e misture bem, leve para gelar.

Chantilly:
Coloque o creme de leite, que deve estar bem gelado, numa tigela. Bata com um batedor elétrico por 2 minutos, ou até começar a engrossar. Adicione o açúcar, pouco a pouco, sem parar de bater. Bata por mais um minuto, ou até ficar firme. Deve ser batido até que o batedor deixe marcas nítidas quando levantado, mas tome cuidado para não bater demais, pois o creme separa.

Montagem:
Corte cada bolo ao meio. Umedeça uma das partes do bolo com a calda do pêssego e coloque uma parte do creme chantilly. Coloque outra metade de bolo e novamente umedeça com a calda do pêssego. Coloque metade do creme de recheio e jogue os pêssegos picados em cima do recheio. Cubra com outra metade de bolo, regue com a calda e despeje o restante do recheio. Termine com a última metade do bolo e espalhe por cima a cobertura de chantilly. Decore a gosto e leve para gelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...