De todos os santos comemorados na igreja católica, apenas ele e São João Batista têm duas datas comemorativas. A data de 19 de março vem desde o século XV, no calendário da igreja. E em 1870 São José foi declarado patrono da Igreja pelo Papa Pio IX. Em 1889 Papa Leão XIII o elevou a bem próximo da Virgem Maria e o Papa Benedito XV o declarou patrono da justiça social. O Papa Pio XII estabeleceu uma segunda festa para São José, a festa de "São José, o Operário" em 1º de maio.
Ele é considerado pelos devotos como padroeiro dos carpinteiros. Na arte litúrgica da Igreja José é mostrado sempre com o menino Jesus, ora ensinando seu ofício, ora apenas carregando o menino no colo. Em todas as imagens sempre há um lírio.
Este lírio faz parte de uma tradição que vem de um dos evangelhos Apócrifos, segundo o qual, o Sumo Sacerdote teria reunido os jovens de Jerusalém para saber qual deles seria o pai do Messias prometido. Cada um tinha um bastão de madeira; e a resposta de Deus seria dada pela flor que brotaria de um bastão de um dos jovens, o que teria acontecido com o bastão de José.
Como todos os santos e santas, São José ajuda a quem o procura e faz milagres para aqueles que têm fé. Muitos apelam para simpatias e preces para conseguir algum objetivo na vida. Essa do saquinho eu aprendi há muitos anos com uma senhorinha. Nunca mais esqueci. Hoje tem gente que manda o saquinho virtual, mas ainda prefiro à moda antiga.
Essa é uma simpatia para ter a vida financeira protegida
Pegue um pedaço de pano que nunca tenha sido usado e faça com ele um saquinho. Coloque dentro qualquer quantia em dinheiro e feche-o. Diga então: "este dinheiro é de São José". Em seguida, reze um Pai Nosso e uma Ave Maria e ofereça o saquinho ao santo, pedindo que nunca deixe faltar dinheiro em sua carteira. Feito isso, guarde o saquinho dentro dela. No dia seguinte, abra o saquinho, tire aquele dinheiro e coloque no lugar uma quantia maior. Feche-o e repita tudo o que fez da primeira vez. Guarde o saquinho com dinheiro por um ano. Deixe o dinheiro retirado em uma igreja, aos pés da imagem de São José.E como não podia deixar faltar, segue uma prece poderosa para São José, pedindo que ele sempre nos proteja como protegeu a mais sagrada das famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!