sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Babka uma delícia internacional!

 


O babka (que na tradução ucraniana quer dizer avó) é um pão doce trançado com textura parecida com um brioche. Deve ter esse nome porque é daqueles lanchinhos que só nossas avós faziam

Vou passar uma receita com recheio de chocolate e vou abrasileirar mais ainda usando castanha do Pará ao invés das avelãs. O recheio também pode ser ao gosto do freguês, como caramelo, geleia, e para os moderninhos, Nutella. O ponto chave da receita é a massa.

Lembre-se que tem a leveza de um brioche e o recheio é ao seu gosto, mas os outros ingredientes não são substituíveis. Você pode usar a batedeira de pão, mas isso é opcional, porém o rolo de massa não é e o pincel de cozinha também não.

 

Ingredientes

Massa:

57 ml de água morna

57 ml de leite morno

1/2 sachê de fermento biológico seco

315 g de farinha de trigo

35 g de açúcar branco

1 pitada de sal

1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha

85 g de manteiga amolecida

1 ovo

 

Recheio:

85 g chocolate amargo em pedaços

30 g de cacau

85 g de manteiga

35 g de açúcar

55 g de castanhas do Pará bem quebradinhas

 

Para embeber:

50 g de açúcar

50 ml água

Preparação

Misture o fermento seco com o leite e água (ambos mornos) e deixe descansar por 10 minutos à temperatura ambiente.

Na tigela, coloque a farinha e o açúcar. Junte a manteiga amolecida, o ovo e a baunilha; depois misture o fermento com leite e água e por último o sal para não quebrar a fermentação.

Bata na velocidade baixa até a massa ficar homogênea, ou misture bem com as mãos, sem “sovar”. Forme uma bola e cubra com pano de cozinha limpo, deixando descansar por 2 horas à temperatura ambiente e em seguida, coloque a massa por 1 hora na geladeira.

Recheio:

Derreta o chocolate em banho maria. Misture com a manteiga derretida, o cacau e o açúcar.

Montagem

Tire a massa da geladeira e abra numa superfície enfarinhada. Passe o recheio, com exceção das bordas onde se deve pincelar com um pouco de água. Polvilhe as castanhas por cima do recheio. Enrole como rocambole. Em seguida, corte ao meio, no sentido do comprimento.

 O recheio da massa deve estar para cima. E então, faça um tipo de trança com as duas partes. Leve esta nova massa na forma já untada. Cubra com pano limpo e deixe descansar por 1 hora.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por 25 min.

Em uma panela, coloque e misture o açúcar com a água e deixe por 10 minutos em fogo baixo.

Retire o brioche do forno, pincele com esta calda e leve novamente ao forno por 5 minutos a 180 °C.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...