segunda-feira, 6 de maio de 2019

Casquinha de laranja cristalizada


Uma receita com apenas dois ingredientes!

Há uns dias eu postei a receita de um pão. Um amigo lá do Rio Grande do Sul comentou que ia ficar uma delícia acompanhado de compota de frutas ou geleias. E comentou que lá se faz geleia com a fruta toda e não apenas com o suco. Conversa vai, conversa vem, e ele comentou sobre um doce que a mãe fazia com as laranjas que tinham no quintal e que eram bem azedas. E eu falei dessas casquinhas de laranja cristalizadas.

Como prometido Marcos, segue a minha receita. E eu quero a sua!!

Essa casquinha serve para decorar doces (bolos, pudins etc.), para servir com chá ou café ou para beliscar durante o dia, como eu faço às vezes quando estou no computador.
Com as laranjas utilizadas você pode fazer suco e tomar comendo as casquinhas...


São apenas dois ingredientes

Laranjas e Açúcar

Preparação

Para ficarem perfeitas as casquinhas, escolha laranjas com que tenham cascas bonitas, sem marcas.
Descasque o mais fina possível para não pegar a parte branca, porque costuma amargar. Feito isso você fatia em palitinhos, na verdade, o tamanho e formato não interferem muito.
Leve as casquinhas para ferver cobertas com água. Assim que ferver, deixe 30 segundos no fogo, retire e descarte a água. Repita o processo.
 Seque as casquinhas com papel toalha e leve ao fogo com açúcar (três colheres de sopa para cada laranja usada). Mexa sem parar até o açúcar espumar. Depois que começou a espumar mexa por mais uns 30 segundos.
Não deixe caramelizar. Com o açúcar ainda branco e espumante, despeje a mistura fora do fogo em uma assadeira e mexa com a colher. As casquinhas vão secando e se soltando. Não se preocupem que não gruda nada na assadeira.
Depois de frias você armazena em recipiente fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...