segunda-feira, 20 de maio de 2019

Vamos fazer moqueca capixaba?



Uma grande amiga foi viajar para o Espírito Santo e, na volta, além de água benta e preces ao beato José de Anchieta me trouxe um enfeite, uma panelinha miniatura, dessas que se usam para fazer moqueca.

É um enfeite lindo, e me recuso a usar, só mesmo de enfeite, embora sirva como molheira. Mas o que quero dizer é que dentro tinha um papelzinho minúsculo, com uma receita de moqueca capixaba. Não pude deixar de comparar com uma que eu tenho há anos, e devo dizer que prefiro a minha.

A diferença entre as duas é que na minha tem camarão médio, além de uns dentes de alho e pimentões. Lamento por quem não gosta, mas vou passar a minha receita.

Aliás, a diferença entre a moqueca tradicional baiana e a capixaba é que esta última não tem nem azeite de dendê e nem leite de coco.

Vamos à receita?

Ingredientes

Dois quilos de peixe fresco limpo (badejo, pargo ou cação)
½ quilo de camarões médios limpos
Duas cebolas cortadas em rodelas
Três dentes de alho amassados
Quatro tomates grandes cortados em rodelas
Dois pimentões (use verdes e vermelhos) cortados em tiras
Quatro ramos de coentro
Colorau , sal e pimenta do reino branca a gosto
Caldo de dois limões
Azeite extra virgem

Preparo

Corte o peixe em postas e coloque em uma vasilha com sal e o caldo de limão por cerca de duas horas.
Utilizando uma moquequeira grande, de barro preferencialmente, coloque três colheres de sopa de azeite, e comece a fazer camadas. Primeiramente coloque algumas cebolas, tomates, alho e pimentões. Reserve ingredientes para fazer as outras camadas. Faça uma camada com os peixes e os coentros picados. Ponha mais uma camada de temperos e leve ao fogo para começar a cozinhar.
Não deixe ferver para não deixar o peixe borrachudo. Ponha o caldo de limão onde marinou o peixe e acrescente o colorau e os camarões. Espere 10 minutos e experimente o sal.
Essa receita vai muito bem com arroz branco e um pirão feito com o caldo da moqueca. Basta reservar um pouco do caldo e misturar à farinha de mandioca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...