sábado, 25 de abril de 2020

Caqui está na safra!



No meio do meu isolamento social (que eu adoraria que fosse maior), às vezes tenho uma necessidade insana de sair de dentro de casa e andar. Não tenho companhia, ou interação com outros seres, até porque tudo o que busco é o silêncio, que anda muito difícil nesse lugar onde eu moro.

Normalmente minhas caminhadas me levam a um bairro de uma cidade vizinha (moro perto da fronteira), e o ir para o outro lado me dá uma sensação grande de paz, saúde e, me parece, mais respeito com tudo na vizinhança. E nesse percurso que faço, vejo poucas pessoas, muitas árvores, pássaros, borboletas e abelhas.

Há árvores frutíferas como mangueiras, abacateiros, amoreiras, jambolões e outros, mas esses dias me peguei olhando o quintal de uma casa muito bonita, não pela construção, mas pelo quintal, com várias plantas, flores e um caquizeiro... carregadinho de frutos.  Lembrei da minha infância em outro bairro, quando eu e meu irmão pulávamos muro para pegar caquis em algumas casas e também em terrenos baldios. Hoje vejo os poucos terrenos que sobraram se cobrir com detritos jogados por pessoas malcriadas.

Mas essa planta em especial me lembrou que está no tempo do caqui e que a fruta fica barata nas feiras livres e que tem vários tipos, indo dos mais firmes, como o Fuyu ou o Chocolate, aos mais macios, como o Rama Forte e o Taubaté.

Não vou aqui dizer como plantar ou qual variedade, porque isso depende de muitos fatores, mas de falar que o caqui é uma fruta muito rica em vitaminas e sais minerais, além de ser pouco calórica, cerca de 80 calorias a cada 100 g, e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas. É rica também em outro componente fundamental para manter a saúde: o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres.

E tem mais: a fruta caqui contribui para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras, e atua como calmante, devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos.

Já que não posso dizer como plantar caqui, posso ao menos dar umas dicas de como escolher e comprar. Como a fruta é delicada e de casca fina ela precisa ser bem embalada para comercialização. Na hora da compra, deve estar livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme. A recomendação é consumi-lo in natura, ou seja, cru. Mas muitas pessoas gostam de saboreá-lo na forma de suco. Este, porém, tem de ser bebido logo após o preparo. Do contrário, o sabor é alterado e perde-se parte das vitaminas.

Sua colheita começa no final de janeiro e vai até agosto, com o pico da safra entre os meses de março e maio, quando sua oferta aumenta nas feiras e supermercados. Uma alternativa para saboreá-la durante o resto do ano é a forma desidratada.


Após a compra, caso o caqui esteja maduro, a recomendação é guardá-lo na geladeira entre três e cinco dias, no máximo. A conservação também pode ser feita em local fresco, desde que o consumo seja rápido. Se ainda estiver verde, deve ser mantido fora da geladeira para amadurecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...