quinta-feira, 16 de abril de 2020

Pata-de-vaca, uma planta medicinal para muitas finalidades


A pata-de-vaca é uma planta medicinal, também conhecida como mão-de-vaca ou unha-de-boi, conhecida popularmente como remédio natural para diversos males. É uma árvore brasileira com um tronco espinhoso, que pode chegar a 9 metros de altura, e produz flores grandes, geralmente brancas.

O seu nome científico é Bauhinia forficata e as suas folhas secas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação, servindo para cuidar de diversos males como coadjuvante no tratamento de cálculos renais e problemas na bexiga; hipertensão; anemia; doenças do trato urinário e cardíacas, além de males do trato intestinal.

As propriedades da pata-de-vaca incluem sua ação antioxidante, analgésica, diurética, laxante, purgativa e vermífuga. Alguns estudos realizados em cobaias têm mostrado que a planta possui ação hipoglicêmica, podendo ser indicada para auxiliar no tratamento da diabetes, já que é capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue, como a fruta do jamelão (jambolão), também já mencionados aqui.

É importante que antes de usar a pata-de-vaca para diminuir os níveis de glicose no sangue o médico seja consultado, uma vez que seus efeitos no organismo humano e relacionados com a diabetes, bem como a quantidade mínima e máxima recomendada, ainda está sendo estudado.

Para fins medicinais podem ser usadas as folhas, casca e flores da pata-de-vaca, em chá, por exemplo, no qual deve-se adicionar 20 g de folhas de pata-de-vaca em um litro de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Beber o chá, coado três vezes ao dia.


Também pode ser usado o extrato seco de pata-de-vaca (250 mg ao dia) e a tintura de pata-de-vaca (30 a 40 gotas três vezes ao dia), ambos encontrados em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, mas essas formas de uso devem ser usadas após recomendação do médico ou fitoterapeuta, já que a ação dessa planta no organismo ainda não é muito bem estabelecida, bem como as quantidades máximas e mínimas recomendadas para consumo. 

Mas não saiam por aí tomando ou comendo algo indiscriminadamente só porque alguém diz que é bom ou “natural”. Tudo sai de algum lugar na natureza e tem efeitos colaterais ou contraindicações.  O consumo da pata-de-vaca não é recomendado para mulheres grávidas; nem para quem está em fase de amamentação; ou para crianças com menos de 12 anos. Além disso, pessoas que possuem hipoglicemia também não devem consumir esse já que se acredita na capacidade da planta em diminuir os níveis de glicose no sangue. Isso poderia causar um coma insulínico.

O consumo crônico dessa planta pode favorecer o desenvolvimento do hipotireoidismo e a formação do bócio endêmico, além de resultar em diarreias crônicas e alteração no funcionamento dos rins devido a sua ação purgante, laxativa e diurética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...