sábado, 6 de março de 2021

Atum com grão de bico e ovos no forno para a nova fase vermelha


Não vou amenizar nada, porque estamos vivendo uma situação de guerra e precisamos nos cuidar e parar de achar que somos invencíveis. Precisamos nos acautelar e comer direito, por isso essa receita é feita com grão de bico, que é um daqueles alimentos saudáveis e de digestão longa, que mantêm a saciedade por mais tempo. Além disso, cozinhar acalma!

Outra mostra que esta é uma receita para tempos difíceis, é que você vai usar enlatados, o que torna mais simples e dá uma oportunidade de usar as coisas da despensa, sem ter que sair para ir a um mercado cheio, ou à feira.

E como é quaresma, esse prato é para quem está evitando carne vermelha e rende quatro porções generosas!!! E para quem já acha que viu essa receita, é bem parecida com uns ovos com molho de ervilhas que minha mãe fazia e que você pode conferir aqui.

Ingredientes

1 cebola ralada

2 dentes de alho bem picadinhos

1 folha de louro

4 colheres de sopa azeite

1 lata de tomates pelados

2 latas de atum escorridas

1 lata grande de grão de bico pré-cozido

Sal e pimenta do reino

1 pitada de cominho em pó

4 ovos

100 g de queijo muçarela ralado

1 ramo de salsinha picada

Preparação

Ponha a cebola e o alho para refogar. Junte o louro e o azeite e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha.  Enquanto isso pique os tomates pelados com o respetivo molho, junte-os ao refogado, mexa e deixe cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando para não grudar por uns 10 minutos. Junte depois o atum escorrido e o grão de bico com o molho, mexa e deixe ferver.

Corrija o sal e tempere com uma pitada de pimenta e os cominhos, deixando ferver, em fogo brando, durante 10 minutos.

Aqueça o forno a 180 °C. Ponha o molho feito em uma assadeira e coloque os ovos por cima, polvilhando com o queijo muçarela ralado. Leve ao forno. Quando os ovos estiverem cozidos a gosto, retire e sirva quente, polvilhado com a salsa picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...