domingo, 7 de março de 2021

Torta de Palmito imperfeita!


É um domingo chuvoso e para mim o dia está perfeito, com uma temperatura agradável, que em outros tempos me levaria correndo para a rua, andar, ver as árvores do outro lado da divisa, respirar o ar limpo que fica quando a chuva dissipa a poluição.

Mas não dá. Então me resta descarregar as energias dando uma limpada na casa e, claro, cozinhando. Tinha um vidro de palmito dando sopa há uns tempos e resolvi que hoje era o dia de fazer torta. Vocês querem fazer essa torta comigo? É fácil, mas não esperem perfeição, esperem apenas uma torta muito gostosa, com massa crocante, dessas que desmancham na boca.

E amigos, não vai leite, nem ovo!

Ingredientes

Para a Massa

Farinha de trigo (cerca de duas xícaras ou até dar ponto)

200 g de margarina

1 colher de chá de sal

Para o Recheio

1 vidro grade (400 gramas) de palmito picado

100 g de azeitonas picadas

1 cebola média ralada

3 dentes de alho picados

100 ml molho de tomate

1 colher de sopa de maisena diluída em 100 ml de água (para engrossar o recheio)

Preparo

Em uma tigela misture muito bem a margarina a farinha e o sal. É para fazer uma massa uniforme, e não farelenta. Quando os ingredientes estiverem bem incorporados, a massa não vai grudar na mão. Leve para a geladeira enquanto faz o recheio para dar mais facilidade na hora de abrir.

Em uma panela grande refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite. Quando a cebola começar a dourar misture o palmito picado e refogue mais um pouco. Misture as azeitonas e mexa a mistura por uns dois minutos antes de colocar o molho de tomate. Misture e deixe o molho incorporar aos outros ingredientes. Verifique se precisa colocar uma pitada de sal. Finalmente ponha a maisena diluída nessa mistura e deixe engrossar um pouco antes de desligar o fogo. Espere esfriar.

Unte e enfarinhe uma assadeira pirex quadrada.


Em uma superfície enfarinhada abra a massa com um rolo e ajeite nos fundos da assadeira, deixando sobrar um pouco de massa nas laterais. Despeje o recheio já quase frio. O restante da massa (também aberta com ajuda do rolo) servirá para cobrir a torta. Com as pontas dos dedos vá fechando as laterais da massa.

Leve ao forno aquecido a 180 °C por cerca de 30 minutos ou até a massa dourar.

Não coma essa torta muito quente, senão você não vai saborear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...