sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Jingle bells e vamos às compras (!)


A única receita de hoje é de caos

Gosto de uma infinidade de coisas no Natal. Das reuniões da família que hoje estão mais na minha memória que na realidade, dos amigos visitando uns aos outros só para desejar tudo de bom.

Vejam bem: nasci em tempos mais simples, e presentes de Natal não eram tão obrigatórios assim. Mas o tempo passou e a coisa foi indo num crescendo, até que a figura do Jesus menino nascido em uma pobre manjedoura (ou caverna de acordo com algumas versões) foi diminuindo e as figuras pagãs como o Papai Noel foram crescendo. E nós fizemos isso acontecer.

Hoje acho insuportável até mesmo a ideia de sair para comprar um presente. As ruas estão entupidas. As lojas cheias. Até o ato de sair para tomar um drinque fica impossível, porque os bares estão cheios de gente gritando loucamente, como se a felicidade precisasse ser expressa em 200 decibéis.

Desculpem... Estou de mau-humor por conta do calor senegalês que anda fazendo e só a ideia de me enfiar em qualquer lugar barulhento e quente me deixa louca.  Aí, acompanhando um anúncio besta, resolvo olhar os preços na internet. E fico mais louca.

Como é que alguém pode colocar um preço em alguma coisa besta, tipo um celular, que corresponde a uns cinco salários mínimos do país e alguém achar isso normal? Ou pagar pela comida de casa com cartão de crédito porque o 13º (quem ainda tem isso) já está comprometido com outras coisas?
Odeio essa sanha consumista de final de ano, porque me lembra do quanto estamos ferrados.  

Olha... Longe de mim em querer que todo mundo esqueça os presentes, os amigos secretos, as ceias fartas e tudo o mais. Mas realmente acredito que está na hora da gente baixar um pouco a bola e lembrar que essa data (que nem é mesmo o nascimento do Salvador) é para nos lembrarmos de que esse é o tempo da misericórdia; do amor ao próximo; do respeito e da alegria que representa o nascimento de Jesus.

Não vou tão longe quanto o padre da missa de ontem, que chamou Papai Noel de abominável, mas já está na hora de lembrarmos o que realmente importa. Este ano vou pensar nas pessoas que perdi, vou pensar nas saudades que tenho de um mundo de coisas. E não darei nem uma agulha para ninguém porque não to podendo.

Vou pedir a Deus (e a Papai Noel), que nos dê trabalho e renda. E pedir muito, mas muito mesmo, que encontremos a paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...