quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Arroz de mariscos e outras coisas do mar



Eu poderia dizer que essa receita de hoje é para tentar me animar. Explico: mais alguém de quem eu gostava muito se foi. Viveu uma vida longa e plena, mas nunca é fácil para nós que ficamos. Além disso, como todo final de ano, parece que todo mundo resolveu ficar doente. Entretanto, como eu disse, é final de ano e já ando pensando em cardápios de almoços e ceias.
Que tal fugir um pouco do tradicional peru/chester/tender e fazer algo marinho? Essa receita é do tipo tudo em um. Tem as proteínas e carboidratos unidos em um molho delicioso! Só experimentem sempre para verificar se precisa corrigir o sal, pois o molho de peixe já vem com sal próprio.

Ingredientes

- 400 g de arroz 
- 400 g de camarões crus descascados e limpos (reserve as cabeças)
- 200 g de mexilhão limpo
- 100 g de mariscos limpos
- 1 lagosta cozida congelada
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 lata pequena de tomate pelado
- 2 colheres (sopa) de molho de peixe (do tipo oriental)
 - 1 folha de louro
- Salsa e coentro picados.
- Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparação

Ponha as cabeças de camarão em uma panela com dois litros de água. Cozinhe por 15 minutos em fogo alto para pegar o sabor.
Descasque a cebola e os alhos, pique tudo muito fino e leve em uma panela com azeite. Deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione o tomate picado com o molho e o louro e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte depois 500 ml da água de camarão coada e deixe ferver.
Misture o molho de peixe em 1 litro da água de camarão coada, junte na panela e deixe ferver, tempere de sal e pimenta a gosto, junte o arroz, mexa e deixe cozinhar durante 10 minutos.
Junte a lagosta descongelada, o mariscos, o mexilhão e os camarões descascados, mexa, tampe e deixe cozinhar mais 10 minutos. Sirva de imediato polvilhado com salsa ou coentros picados e com alguns camarões inteiros (previamente cozidos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...