quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

O incrível bolinho da minha mãe!


Vou começar esse post de receita dando um grito: ENCONTREI!!! Agora vou explicar, um dia desses passei uma receita de bolo que minha mãe tinha no livro de receitas, e uma prima lembrou de um bolinho de batata que ela fazia e era espetacular.

Depois de virar a casa do avesso procurando, já que não herdei dinheiro da minha mãe, mas os livros e cadernos de receitas sim, encontrei finalmente a dos bolinhos de batata, que eu, minhas primas e sobrinhas vão adorar fazer!

E antes dela se perder no meio dos montes de papéis, vou colocar aqui no blog e passar ao máximo de pessoas possível para que nunca mais se percam.

É um bom aperitivo, mas também serve para uma refeição leve, acompanhado de salada. Ah! Podem fazer os bolinhos do tamanho que quiserem, e rechear se isso agradar, mas dá para comer sozinho!!!

Ingredientes

1/2 quilo de batatas (+ ou -)

2 dentes de alho esmagados

1 colher de sopa de manteiga ou margarina

Leite

1 colher e meia de maisena (varia dependendo da batata)

Sal

Salsinha picada bem miúda

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Farinha de rosca para empanar e óleo para fritar

 

Preparo

Cozinhe as batatas em água com um pouco de sal. Quando estiverem cozidas, bem macias, escorra e deixe esfriar um pouco. Esprema como para fazer um purê e reserve.

Em uma panela funda, derreta a manteiga e refogue o alho. Coloque um pouco da batata amassada e um pouco de leite para amolecer. Lembre-se que é um purê. Coloque o restante da batata e mais um pouco de leite, deixe engrossar um pouco e ponha a salsinha e o queijo. Quando começar a borbulhar, acrescente a maisena diluída em mais um pouco de leite. Deixe engrossar como massa de bolinho.

Desligue o fogo e reserve. Quando esfriar o bastante para moldar os bolinhos, faça no formato que desejar, passe na farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Escorra em papel toalha e sirva!

Dica: eu empanei na farinha de rosca sem passar no ovo antes. Mas se quiser um tempero a mais, bata um ovo e ponha um pouco de sal para passar o bolinho antes de empanar e fritar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...