sábado, 30 de janeiro de 2021

Bolo de abóbora da dona Leda


Ah o sábado! Dia de descansar, colocar as pernas para o ar, esquecer que o mundo existe, e dia de fazer feira. Hoje, na minha feira livre, tinha uns pedaços lindos de abóbora paulista, mas aí fiquei pensando: doce de abóbora de novo? Mas comprei mesmo assim.

Chegando em casa, depois de comer meu pastel de queijo, fui dar uma olhada nos cadernos de receitas da minha mãe, e eis que vejo, na caligrafia linda que minha mãe tinha: “bolo de abóbora”. Viva!!! Resolvi mandar brasa, e ficou lindo, cheiroso e delicioso.

Façam e tirem a teima!

Ah! Dona Leda era minha mãe, que sempre cozinhava com amor! 

Ingredientes

1 kg de abóbora descascada e sem sementes (usei abóbora paulista)
5 ovos
300 g de açúcar
100 g de margarina derretida (pode deixar fora da geladeira umas horas antes de usar que esse calorão faz o serviço, ou usar o micro-ondas)
Suco e raspa de uma laranja
200 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação

Primeiro cortei a abóbora em quadradinhos pequenos e cozinhei. Depois de cozida, escorri (abóbora faz água) e coloquei numa tigela para esfriar um pouco. Depois adicionei o açúcar, misturei muito bem e depois o suco de laranja e os ovos, um a um batendo sempre entre cada adição. Juntei depois a margarina derretida e misturei bem. Finalmente adicionei a farinha peneirada, misturei bem, adicionando o fermento e as raspas no final, mexendo delicadamente para misturar. Levei ao forno em forma untada e polvilhada de farinha por cerca de 30 minutos a 180 °C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...