sábado, 7 de novembro de 2020

Estudem pelo amor de Deus!!


Recebi essa imagem que vocês veem no post bem no dia dos professores. Desde então quero escrever algo sobre ele, mas sempre acontece algo para me barrar. De hoje não passa! Ele fala sobre a importância do aprendizado, da instrução, e é o que eu quero ressaltar.

Estamos vivendo um momento muito difícil, sendo atacados por um vírus que, apesar dos imbecis, não foi “fabricado”. Ele existe e precisa ser combatido, mas garanto a vocês que não é com a ignorância que venceremos. Aliás, quero deixar muito claro que as pessoas que estão lutando para salvar vidas nos hospitais, nos laboratórios de pesquisas, nas instituições que atendem doentes abandonados à própria sorte, no SUS (!!!), estudaram, e muito!

Esse post é para falar o quanto me cansa ouvir que estudar isso ou aquilo é perda de tempo, porque estudei muitas coisas, nas escolas ou sozinha, depois que um professor ou professora me deram as ferramentas para buscar aquilo que eu queria e precisava aprender. Artes, ciências, filosofia, análise crítica. Este último, aliás, me fez ver o mundo sem preconceitos e sem paixões. Senão, porque eu acharia besta alguém odiar outro alguém só porque não é igual, ou não pensa parecido, ou não se empolga com as mesmas coisas?

Estudem porque vocês precisam abrir suas mentes. Seus corações só servem para bombear sangue. Como eu sei disso? EU ESTUDEI!

Estudem, porque talvez assim vocês aprendam que não existem barreiras que não sejam colocadas por nós mesmos. O estudo constrói pontes e derruba muros. Pessoas que pensam diferente de mim só são perigosas se elas acreditarem mais no poder da guerra do que no da paz. Elas não são perigosas porque têm cor de pele diferente; ou porque nasceram em outro lugar; de sexo diferente; com orientação sexual diferente. Porque eu digo isso? Porque ao contrário de muitos ainda prefiro usar o meu cérebro para pensar e não os preconceitos colocados nas cabeças daqueles que têm preguiça de fazer isso.

Aqui vou colocar que sim (!), as eleições dos EUA são importantes e não só para nós, mas para o mundo inteiro; do mesmo modo que as eternas guerras no Oriente Médio afetam a todos nós; o apagão do Amapá é muito importante, porque deveria nos fazer ver que a solução dos nossos problemas precisa passar pelas mãos de gente que estudou de verdade e que usa esse estudo para buscar um bem comum.

Precisamos voltar todos para a escola! Não para homenagear nossos professores em apenas um dia, mas em todos eles! Estudem para entender que só isso nos dá o verdadeiro poder. Só isso nos faz entender quais as batalhas que temos para lutar. Que o progresso não existe se não for para incluir todos. Que o tombo que você tomou por culpa de uma pessoa não deve ser usado para classificar toda uma espécie.

Estude para entender a diferença entre democracia e fascismo. Para saber que comunista não é comedor de criancinha. Que capitalista não é tudo um monte de anjinho caído do céu por descuido. Que união civil estável entre pessoas do mesmo sexo é só mais uma forma de amar e respeitar os direitos dos outros do mesmo modo que queremos respeito aos nossos direitos, e entre eles não está o direito de usar de qualquer tipo de violência.

Vamos estudar porque isso só vai embora quando morremos, e às vezes nem assim, porque meus pais morreram há mais de 40 anos e sei que a única coisa que eles me deixaram foi a consciência de que preciso aprender algo novo todos os dias. Aprender que preconceitos são o que são, umas bobagens, do mesmo tipo que “tomar manga com leite mata”.

Estudem, finalmente, para aprender que nós estamos prestes a eleger representantes no município e precisamos parar de fazer isso como se escolhêssemos o cavalo vencedor do páreo. Vejam o histórico de seus candidatos. A internet não existe só pra ler notícia falsa. Existe para pesquisar a vida de cada um deles. Vocês vão escolher seus representantes mais próximos. Façam isso direito, porque só assim vocês e seus filhos terão alguma chance de fazer deste país um lugar que não nega seus direitos inalienáveis de estudo, trabalho digno, moradia, segurança, saúde, paz.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...