domingo, 13 de dezembro de 2020

Panna cotta vegana sabor coco


Estou em um domingo especial, já que é aniversário de uma querida amiga e fiquei um tempão na live que fizemos para desejar tudo de bom. E se alguém acha que isto é uma coisa boba, não entende o que é fazer ou buscar uma receita para fazer e compartilhar. Para mim, mais do que encostar a barriga no fogão, é procurar por coisas que os amigos possam comer, e que eles achem gostoso.

Nas reuniões de Natal das famílias, sempre há pessoas que têm restrições alimentares, como no caso dos diabéticos ((restrição a qualquer açúcar); celíacos (restrição ao glúten); intolerantes a lactose, enfim, são várias as restrições. E quando chega essa época, em que todos fazem um monte de comidas e bebidas, não vejo grandes preocupações com essas restrições. E deveríamos sim nos preocupar.

Como é que em um tempo no qual deveríamos pensar em inclusão, em fraternidade, não pensamos nos amigos e familiares que deveríamos acolher?

E pensando nessa amiga, que é o ser humano mais do bem que eu já vi (Feliz aniversário Leninha!!!), e em um pedido que veio de um amigo leitor, o grande defensor da causa animal Marcelo, que conheci em Mauá enquanto ele fazia o trabalho de resgate no departamento de maus tratos aos animais. De acordo com ele, a esposa não pode comer glúten, nem leite etc.

Fiquei caçando nas minhas receitas e espero atender a uma sobremesa que pode, e deve (!!) ser feita no Natal. Lembrando que este ano precisamos ser mais responsáveis que nunca! Nada de aglomerações meu povo! Estamos cansados desse vírus, mas o vírus ainda não se cansou de nós! Respeito e responsabilidade andam de mãos dadas com o amor ao próximo que devemos ter.

Enfim segue a receita da panna cotta sem produtos de origem animal. E, sim (!) fica uma delícia!!!!!

Ingredientes

250 ml leite vegetal (arroz, amêndoa, amendoim, há vários no mercado sendo que o de soja é o mais barato)

200 ml de leite de coco

50 g de açúcar mascavo (se houver restrição a açúcar, use uma colher de sopa rasa de adoçante culinário)

2 colheres sopa de coco ralado (opcional)

2 g de agar-agar (espessante derivado de algas)

Para o Coulis

Duas embalagens de morangos frescos ou uma embalagem de frutas vermelhas congelados para fazer coulis da cobertura.

Duas colheres de sopa de açúcar ou uma colher de sopa de adoçante.

500 ml de água 

Preparação

Coloque todos os ingredientes (menos os do coulis) numa panela para esquentar.

Quando começar a fervura, deixe ainda por 2 minutos, mexendo sempre.

Despeje em formas de sobremesa e leve à geleira por 4 horas no mínimo.

Escolha formas que você possa desenformar.

Para o coulis, leve ao fogo (em panela alta), as frutas já com água e vá misturando o açúcar. Quando levantar a fervura abaixe o fogo e mexa, misturando bem, por mais uns cinco minutos, de modo a engrossar como uma calda, mas sem deixar ficar espessa demais. Desligue e deixe esfriar.

Após desenformar as panna cottas, que devem estar firmes, despeje o coulis e sirva.

 

Uma dica: você pode fazer calda das frutas que mais agradarem: tangerina, laranja, limão, o que quiser.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...