terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Bolo abacaxi e chantili para as festas de fim de ano!


Até o final de dezembro vou publicar várias coisas sobre as festas de final de ano. Teremos receitas de comidas, bebidas e algumas lembranças de família. Sem querer que ninguém passe esse período encostado no fogão, vou tentar as receitas mais simples, porque, na verdade, as coisas importantes são gratuitas: afeto, respeito, misericórdia.

Essa receita era do meu pai. Encontrei em um dos cadernos escrita com a terrível letra dele. Tive que testar para ver se havia entendido direito. Deu certo e agora eu repasso apenas fazendo o alerta de que, neste Natal, todos tenhamos cuidado, porque a pandemia não acabou, mesmo que tenha muita gente fazendo de conta que sim. Segue esse bolo maravilhoso, que fazíamos nos Natais da minha infância.

Ingredientes

6 ovos

380 g de açúcar

200 g de farinha

1 colher de chá de fermento

7 colheres de (sopa) de suco de abacaxi (não use essência!)

Recheio e cobertura:

Chantili (pode ser batido com creme de leite fresco, ou aquele de pacote que temos de juntar leite gelado e bater), o quanto baste

6 colheres de sopa de (açúcar)

Abacaxi em rodelas o quanto baste

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Numa tigela, bata as claras em neve, com picos bem firmes com uma pitada de sal.

À parte bata as gemas com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado, junte o suco de abacaxi. Bata mais um pouco e vá adicionando a farinha, ao qual juntou o fermento misturando bem.

Por último, junte as claras em neve e envolva delicadamente. Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe de farinha. Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos (depende do forno) verifique se está assado utilizando o teste do palito.

Recheio e cobertura: Bata o creme de leite gelado com o açúcar até que esteja em chantili, ou use o pó preparado para esse fim (em pó deve usar três ou quatro embalagens). Parta o abacaxi escorrido e junte ao chantili reserve na geladeira.

Retire um pouco da calda do abacaxi junte duas colheres de (sopa) de açúcar leve ao lume forte, até que engrosse e reduza um pouco. Deixe a calda esfriar.

Depois do bolo frio corte-o ao meio. Deixe a calda esfriar e umedeça as duas partes com a calda de abacaxi. Ponha o chantili com pedaços de abacaxi. Cubra o bolo e passe mais chantili com pedaços por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...