segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Faça pão de manteiga fofinho em casa!


Eu sei que alguns vão começar com: é muito difícil! Pão só com máquina de pão e eu não tenho! Precisa sovar, mas eu não tenho forças! É mais fácil comprar na padaria/mercado etc. Pois bem! Repensem tudo isso.

Primeiro porque vou passar uma receita de pão fácil para caramba! Segundo, porque o único ingrediente que você pode não ter em casa é o fermento biológico. Terceiro, o pão está caro demais! Quase doze reais no supermercado!!!

Além de tudo, não há nada mais gostoso do que comer algo feito com nossas mãos, e essa massa não precisa sovar! É pão de liquidificador!!!
Vamos lá?


Ingredientes

80 ml de leite morno
80 ml água morna
1/3 de xícara de manteiga ou margarina quase derretida
Um ovo
Uma colher e meia de açúcar
Uma pitada de sal
Dois envelopes de fermento biológico seco
Cerca de três xícaras (ou mais) de farinha sem fermento

Preparo

No liquidificador misture o leite, a água, a manteiga, o açúcar, e o fermento. Bata para misturar bem e acrescente o ovo. Bata novamente.
Em uma tigela funda ponha as três xícaras de farinha e comece a misturar os ingredientes do liquidificador, mexendo com uma colher de pau. Se necessário, vá misturando mais farinha aos poucos e coloque a pitada de sal quando começar a pegar o ponto.
Quando a massa começar a desgrudar da tigela é a hora de parar de colocar farinha e de colocar a massa para descansar e crescer. Cubra com um pano limpo e ponha dentro do forno (desligado), deixando crescer por mais ou menos 30 minutos se o dia estiver quente. A massa vai dobrar de volume.
Divida a massa entre formas de pão (aquelas para pão de forma). Estou recomendando isso porque da primeira vez que eu fiz, usei assadeira normal e o pão acabou espalhando ao invés de crescer para cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200° C por cerca de 30 minutos. Se quiser dar uma dourada a mais, bata um ovo com uma colher de azeite pincele sobre o pão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...