Para começar, antes de passar uma receita, vamos explicar as coisas. Uma galette é uma espécie de biscoito ou bolinho redondo recheado com alguma coisa.
Como estamos na véspera do Dia de Reis, esse é especialmente para comemorar a data. Se alguém mora em regiões mais tradicionais, onde ainda saem os “Ternos de Reis” ou as “Folias de Reis” **, é uma coisa bacana para receber os terneiros que visitam sua casa.
Para quem não é católico, faça o bolinho mesmo assim, porque é uma sobremesa tão deliciosa que vai agradar aos adultos e às crianças. Além de ser fácil de fazer!
Ingredientes
Dois pacotes de massas folhadas120 g de amêndoas em pó
100 g de açúcar
Dois ovos
50 g de manteiga amolecida (temperatura ambiente)
50 g de gotas de chocolate
Uma gema
Preparação
Abra a massa folhada e, com a ajuda de um cortador (use um copo de boca larga se for o caso), faça círculos de massa.Na assadeira (forrada com papel manteiga/vegetal) coloque metade dos círculos, deixando um espaço entre eles. Coloque palitos de madeira (do tipo espetinho) apertando-os ligeiramente para firmar.
Em uma tigela, misture a manteiga amolecida com os ovos e o açúcar. Depois misture as amêndoas em pó e termine com as gotas de chocolate.
Ponha o recheio nos círculos da assadeira. A quantidade ideal é uma colher de sopa rasa de creme de amêndoas para cada círculo. Cubra agora com os círculos restantes e sele bem as bordas como fazemos com pastéis.
Pincele cada galette com a gema batida e faça desenhos nelas, se quiser. Leve ao forno por 25 minutos a 180°C.
* Terno de Reis são pequenos grupos de músicos que as realizam visitas às casas como os Reis Magos visitaram a Sagrada Família para ver o recém-nascido Jesus. Eles mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica.
* Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor, caracterizada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.
A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis e diz respeito tanto ao cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!