quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Aprenda tudo sobre redação


Você precisa fazer sentido!

Esta é a segunda postagem sobre redação que publico, e não quero me gabar não, mas ela é necessária. A primeira foi sobre conhecer palavras (veja aqui), para saber qual o significado delas e não passar vergonha ao escrever seja lá o que for (bilhetes, comentários virtuais etc.), e agora vou tentar explicar o porquê “fazer sentido”.

Sim temos montes de palavras, algumas coisas têm mais que uma palavra para designá-las, mas não adianta juntar o dicionário inteiro e não dizer nada. Fazer sentido é comunicar alguma coisa a alguém, e se não conseguimos isso, não estamos escrevendo. É como ficar um monte de animais grunhindo num alarido sem sentido.

Para começar, ao escolher o tema sobre o qual vai escrever, tenha em mente que você precisa ter conhecimento sobre ele. Precisamos parar de escrever aquilo que nós “achamos” que é e saber sobre o que estamos tentando comunicar. Esse “achismo” é uma das coisas mais perniciosas da comunicação nos dias atuais, além de ser o estopim da péssima redação.

Toda vez que for escrever algo, a primeira coisa a fazer é ter uma estrutura básica, que começa com um tema (sobre o que vamos escrever); um título (que pode ser colocado antes e mudado depois); e uma linha de pensamento que tenha início, meio e fim.

Tudo precisa ter coerência! Frases precisam de início, meio e fim! Exemplo?
“Eu, Rita Palladino, estou tentando ensinar algumas técnicas básicas de escrita”.
Vou dar alguns exemplos (reais) de como NÃO fazer nada escrevendo.

Em uma rede social a pessoa publica algo. “Estou pensando marmita, o que comida? Ideias?”
Se alguém entendeu o que a pessoa aí disse, Parabéns! Você é um ser de outro planeta. Mas a frase seria coerente se a pessoa escrevesse: “Estou pensando em fazer marmitas para vender. Que tipo de comida eu deveria colocar? Alguém tem sugestões?”.

Sei que a frase parece longa, e dividida em vários períodos, mas essa é uma hora em que não se deve ter preguiça. A hora de escrever e comunicar algo a alguém se fazendo entender.

Ah! E eu corrigi o português da frase original, que ficava pior ainda. Parece chato a gente corrigir o português de alguém, eu mesma sou cheia de imperfeições, mas considero inadmissível uma pessoa estudar por anos a fio e não aprender nem o básico. E ando lendo tantas barbaridades em placas de ruas, redes sociais, jornais e revistas, que meus olhos estão a ponto de sangrar.

Portanto, vamos lá. Lição um: conheça as palavras.

Lição dois: forme frases coerentes, com sujeito, verbo etc., que comece e chegue ao fim expressando alguma coisa. Isso deveria ser aprendido na primeira infância, com frases curtas, que serão mais elaboradas com o tempo.

Terceira lição: leia livros! Pare de preguiça! Não me importa se vai ler romance de banca de jornal; ficção barata ou livros de mecânica quântica! O que importa é que se aprende muito com a leitura. Ela torna nosso pensamento mais coerente, fazendo que vejamos com clareza quando uma frase faz sentido ou não.

Quarta lição: se tiver dificuldades de formular uma frase, escreva primeiro à mão. Quando se escreve assim nossa mente tem mais facilidade de acompanhar a estrutura da frase e o que queremos dizer com ela.

Quinta lição: leia sua frase em voz alta. Se você não entender o que escreveu, mais pessoas não entenderão.

Finalizando, quero que o leitor pense muito bem antes de escrever um texto. Se o que você vai escrever é a mesma coisa que os outros, vale a pena reprisar ideias? O conteúdo é relevante? As pessoas vão entender o que eu escrevi? Eu transmiti alguma ideia?
Após isso, comecem a escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...