terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Bolo "Nega Maluca" tradicional para os tempos difíceis


Chegando a fim do mês de fevereiro, percebo o Carnaval chegando, a quaresma, depois a Páscoa, e isso me traz muitas lembranças da infância, do tempo em que ganhávamos ovos de chocolate para comemorar um renascimento que nem bem era nosso, já que a Páscoa no hemisfério Sul combina com o outono e não com a primavera.

Mas isso não importa, porque não temos grandes declínios por aqui e as estações não são bem definidas. Temos flores e frutos o ano todo, e o principal ingrediente do chocolate, o cacau, é nativo das Américas, tendo sido utilizado até como moeda devido à sua preciosidade.

De qualquer modo, essa receita era a saída que minha mãe encontrava para nos dar algum chocolate no tempo das vacas muito magras, quando não dava para comprar ovos. Talvez precisemos voltar a essa simplicidade, já que ovo de Páscoa hoje em dia tem menos a ver com a Páscoa em si e seus significados, e mais a ver com grifes que tornam os ovos muito caros.

Antes de fazer crediário para comprar ovos de Páscoa, pense em mudar o pensamento de consumo. Faça um bolo para a sua família. Eu recomendo este aqui!

Ingredientes

Massa:
Uma xícara de chá farinha de trigo
½ xícara de chá açúcar
½ xícara de chá chocolate + cacau em pó (meio a meio)
½ xícara de chá amido de milho
½ colher de sopa de fermento
Dois ovos
½ xícara de chá óleo
½ xícara de chá água fervente

Cobertura:

Duas colheres de sopa cacau em pó
Duas colheres de sopa de chocolate
Quatro colheres de sopa de açúcar
Quatro colheres de sopa de leite
Três colheres de sopa de margarina

Preparação

Massa:

Na tigela da - batedeira, bata bem os ovos, depois bata com o óleo. Numa tigela à parte, misture os ingredientes secos e depois acrescente aos ovos com óleo, deixando uma massa bem lisa. Coloque a água fervente e bata bem. Unte uma assadeira e ponha a massa, levando para assar em forno pré-aquecido. Faça o teste do palito mais ou menos em 25 minutos, se sair limpo do bolo, desligue.

Cobertura:

Leve todos os ingredientes numa panela ao fogo. Ferva até ver o fundo da panela e reserve. Corte o bolo em quadrados (ainda na assadeira) e despeje a cobertura, espalhando bem, com o bolo ainda quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...