quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Escrever bem vai mudar sua vida


Saiba o que é mais importante quando se escreve

Vamos começar aos motivos que me levaram a pensar em escrever sobre “escrever”.  A primeira razão foi um amigo, que me convenceu a escrever este blog tão diversificado quanto eu, que me falou para eu escrever sobre esse tema. De acordo com ele isso vai “bombar”. Não tenho certeza disso, mas tentemos.

A segunda é sobre um lugar obscuro chamado “rede social”, na qual as pessoas entram, comentam sobre assuntos dos quais elas não têm nenhum conhecimento, e nem ao menos usam a língua portuguesa de modo correto.  Um exemplo simples é a famosa frase “dá um curti aí”. O correto seria “dê uma curtida aí”, mas quem sou eu para dizer a alguém que ela PRECISA aprender a conjugar um verbo?

Para começar, sei que há muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender, de frequentar uma escola e tal, mas nunca é tarde meu povo. Se você aprendeu o suficiente para mexer em um computador ou em um celular, para entrar em uma rede social qualquer e fazer um comentário, porque não consegue um tempo para aprender a escrever direito? O português não é um bicho de sete cabeças não meu povo!

Nem estou pedindo aqui para alguém fazer análise sintática, nem nada parecido, mas começar por algo bem básico: CONHECER AS PALAVRAS.
Conhecer palavras e, se possível, seus significados, já vai evitar uma porção de erros. Veja como se escreve a palavra que você está usando e o que significa, porque você pode, sem querer, dizer algo que não é nem parecido com o que você deseja.

Fazer boas redações, antes de construir uma frase, trata de conhecer as palavras. Porque um texto, seja ele qual for, existe para passar uma mensagem, e com as palavras erradas, tudo já começa errado.
Vou dar um exemplo: alguém procura um doutor para fazer um tratamento e este manda o paciente fazer um “agnóstico”. O paciente pergunta: o senhor quis dizer “diagnóstico”, não é mesmo?  O doutor diz que “tanto faz”. E eu afirmo que não. Porque agnóstico tem um significado totalmente diferente de diagnóstico. Um quer dizer que uma pessoa acredita em ‘algo’, mas não tem certeza da existência desse ‘algo’, e outra significa fazer exames para ver o que está errado com o paciente.
Viram como é importante conhecer as palavras?

É claro que errar é humano, mas tentar corrigir o erro é evolução! Portanto, a próxima vez que quiser escrever algo, tenha a certeza de que está passando a mensagem certa com as palavras que você usa. Não precisa escolher palavras difíceis, mas passar a mensagem certa, de preferência, escrita de forma correta.

Querem outro exemplo?
A palavra “conserto”, Com S,  significa que alguma coisa foi reparada, consertada. Um sapato, um ventilador, uma calça...
A palavra “concerto”, com C, significa um show, uma apresentação musical.

Entenderam a diferença? Então... que tal dedicar uns minutos ao dia para aprender palavras e significados? Acredite que isso vai dar a vocês um poder indescritível. O mesmo poder que ganhamos no momento em que juntamos as letras e formamos sílabas, que formam palavras e frases.
E antes que alguém diga: “isso é muito difícil!”, vou usar como exemplo minha avó Bianca, que não teve muito estudo formal, mas conseguia se expressar bem porque lia bastante. Ah! E como ela viveu em uma época onde as redes sociais não existiam, ela lia livros, revistas, enfim, o que caísse em suas mãos.

Eu fiz escola pública, e aprendi muito com os livros que li.
Portanto, mexa-se e vá a uma biblioteca (é grátis), leia algo mais importante do que a coluna de fofocas. Aprenda palavras novas no dicionário!

Afinal, um bom texto, ou uma boa pessoa, precisam começar do início.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...