quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Acredite! Caminhar vai fazer bem a você


Se alguém passou além das minhas receitas, ou dos posts sobre meio ambiente e as muitas reclamações, deve saber que gosto de caminhar. Comecei para melhorar a saúde e continuei. Em um primeiro momento emagreci (o que eu precisava), mas, melhor que isso, minhas funções físicas melhoraram bastante. Ajudou a controlar meus índices glicêmicos, melhorou as funções intestinais e meu sono, baixou um pouco minha hipertensão e melhorou muito minhas funções mentais.

Porque estou falando disso? Talvez para convencer mais pessoas a usar as próprias pernas, porque, mesmo hoje com diagnóstico de artrose, continuo a fazer esse exercício, que ajuda a fortalecer a musculatura e sim (!) diminui a dor das crises.

O outro motivo para eu falar disso é um aplicativo chamado Local Guides, do Google, que acompanha (se seu celular for android) os locais pelos quais você passou. De acordo com ele, eu andei (com minhas próprias pernas), 75 quilômetros no mês de janeiro. Acham muito? Eu não. Já caminhei muito mais.

São 75 mil metros que meus pés andaram, porque isso é o que eu faço. Enquanto caminho penso sobre as coisas. Problemas e soluções. Vida, universo e tudo o mais. Amigos, família, fé, e como tudo isso se combina. Vejo a rua e as pessoas; fico feliz com as árvores e flores; fico triste quando vejo que cortaram sem nenhuma necessidade mais uma planta.

E antes que alguém pergunte: prefiro andar nos dias de chuva. O ar fica mais leve. As plantas exalam um aroma de felicidade. As pernas parecem ficar mais leves também e a natureza parece se renovar.
Caminhem comigo ou sozinhos. Tenha alguma música acompanhando seus passos, mas veja bem: “música”. Caminhar não é o ato de simplificar a mente ou o espírito. É o ato de meditar enquanto se faz um exercício cujo único gasto é um tênis de boa qualidade.


Em tempo: as fotos todas são partes dos meus percursos diários, que mudo o trajeto de tempos em tempos para o corpo não acostumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...