sábado, 26 de maio de 2018

Bolo dietético de morangos


Hoje resolvi dar uma receita bacana para aquelas pessoas que precisam cortar o açúcar de suas vidas por sofrerem de males como o diabetes (minha tia Rosa é uma delas) ou síndrome metabólica, como eu. Infelizmente fazemos parte de uma grande parcela da população que tem que controlar cada migalha que coloca na boca. Esse é um bolo gostoso, macio, refrescante e parece bolo de festa.
Mas, pessoal, não é porque o bolo é dietético que podemos comer de monte ok?

Ingredientes

Massa:
- 5 ovos separados (gema da clara)
- 2 colheres sopa de água
- 2 colheres sopa de suco de limão
- Raspas de limão
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher chá fermento em pó
- 2 colheres sopa de adoçante culinário

Recheio/Cobertura:
- 300 g de morangos frescos
- 1/2 xícara de suco de laranja
- 4 colheres sopa de suco de limão
- 3 colheres sopa de adoçante
- 1 pote de iogurte natural desnatado
- 1 1/2 xícara de ricota 
- 1 kiwi fatiado e 1 morango grande inteiro para decorar


Preparação
Bater claras em neve e reservar. Bater as gemas com a água, o suco e as raspas de limão. Juntar a farinha, o fermento e o adoçante.
Acrescentar as claras em neve delicadamente. Colocar a massa numa forma untada e enfarinhada de 23 cm de diâmetro, com aro removível, e levar para assar em forno moderado até ficar dourada. Retirar do forno e deixar esfriar.

Recheio/Cobertura:
No liquidificador bater o iogurte, a ricota e o restante do adoçante até obter uma massa cremosa e homogênea que será aplicada sobre o bolo frio. Se preferir, coloque um pouco como recheio.
Limpar os morangos e cortar em cubos. Colocar de molho no suco de laranja e no suco de limão com ½ colher sopa de adoçante por duas horas.
Quando a massa estiver fria, colocar por cima o creme batido no liquidificador e os morangos. Enfeitar com o morango inteiro e fatias de kiwi. Mantenha o bolo na geladeira até a hora de servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...