quinta-feira, 31 de maio de 2018

Uma receita de Corpus Christi


O que é este dia?

Hoje é um dia santo para muitos cristãos, uma celebração da Eucaristia, da presença do Cristo na hóstia consagrada. Amanheci ouvindo “Cálix Bento”, na voz esplêndida de Milton Nascimento, tomei café e fui andar, para depois passar na igreja do bairro, assistir um pouco das celebrações e até mesmo fotografar nossos humildes tapetes para a pequena procissão. 

Não se preocupem, pois vou postar as melhores fotos dos tapetes. (A sombra é minha!)

Mas o feriado religioso de hoje é mais do que lembrar que os católicos devem celebrar um dos pontos fundamentais de sua fé. É lembrar que a fé não existe sem as boas obras. Que não adianta comungar achando que se livra, com isso, de todas as coisas, pequenas ou grandes, que fazemos para prejudicar os outros.

No dia de hoje, gostaria de lembrar, a todos os que professam algum tipo de fé, mesmo aos não cristãos, que devemos olhar mais para o outro e ver as reais necessidades das pessoas, antes de olhar para as nossas.

Mesmo não sendo um dos feriados em que comemos peixe e pescados, vou passar uma receita bacana que pode ser feita hoje, ou em qualquer dia da semana. Adoro!!!

Minicuscuz de camarão

Ingredientes

4 xícaras de farinha de milho
1 xícara de farinha de mandioca
1/4 de xícara de azeite
500 g de camarão médio, sem casca e sem cabeça.
Sal e pimenta vermelha fresca a gosto
Suco de um limão
Dois dentes de alho picados
Uma cebola grande picada
Cinco tomates médios picados ou 1 lata de tomate pelado
Duas xícaras e meia de caldo de camarão (ferva as cascas e as cabeças do camarão, coe e reserve);
Duas colheres (sopa) de coentro picado
Duas colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 xícara de ervilha mais 1/3 de xícara para decorar
Uma xícara de rodela de palmito
10 tomates-cerejas cortados ao meio

Preparação

Em uma vasilha, misture as farinhas de milho e de mandioca. Reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite. Junte os camarões, temperados com sal, pimenta e suco de limão, e refogue em fogo alto por cinco minutos.
Retire-os com uma escumadeira e reserve. Adicione à panela o alho e a cebola e refogue (se necessário, com mais azeite) até começar a dourar.
Acrescente o tomate e o caldo de camarão e cozinhe por mais dez minutos ou até obter um molho encorpado. Tempere com sal e pimenta vermelha. Junte os camarões (reserve 15 deles para decorar), o coentro e a salsinha.
Baixe o fogo e adicione aos poucos a mistura de farinha ao refogado, mexendo vigorosamente para não empelotar, até desgrudar do fundo da panela.
Junte 1/2 xícara de ervilha e o palmito.
Deixe amornar. Decore 15 forminhas de sete centímetros de diâmetro, untadas com azeite, com os camarões, o restante da ervilha e o tomate-cereja. Preencha com o cuscuz, apertando ligeiramente com as costas de uma colher. Desenforme e decore como lhe agradar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...