sexta-feira, 1 de março de 2019

Batata doce assada no forno com salmão defumado, atum e milho



Um dia desses, alguém perguntou se eu tinha uma receita para fazer com batata doce. Fiquei procurando desde então, mas no meio dos livros de receitas meus, de amigos, familiares, encontrei uma bem bacana de uma amiga do interior.
É uma receita meio chique, já que vai salmão defumado, mas pode ser substituído se quiser. Quanto ao alho em lata, prefira o “natural”, conservado em água e sal.
Em tempo, essa é mais uma sugestão de receita para a quaresma. Tem muita gente que não come carne vermelha nessa época.  Eu, particularmente, me limito às quartas e sextas. Mas sempre é bom ter uma ideia para substituir o macarrão alho e óleo.

Ingredientes

Batata doce.
Uma lata de milho
Salmão defumado
Três latas de atum bem escorridas
Duas colheres de sopa de salsa picada
Quatro ovos levemente batidos
Queijo ralado

Preparação


Pré-aqueça o forno a 190°C.
Lave muito bem as batatas para tirar todos os resíduos.
Coloque as batatas (sem descascar) numa assadeira e cubra com papel alumínio. Asse-as por 50 a 60 minutos, até ficarem macias. Retire do forno, e quando estiverem mornas o suficiente para manusear, corte-as ao meio na horizontal. Retire a polpa da batata, mas deixando cerca de um centímetro na casca.
Com a ajuda de um garfo esmague a batata doce e adicione-lhe o milho, o atum, o salmão desfiado e a salsa picada.
Bata os ovos, e tempere-os de sal e pimenta e junte ao purê envolvendo bem a mistura.
Coloque as cascas da batata-doce de novo numa assadeira e ponha  a mistura dentro delas, polvilhando com queijo ralado para gratinar.
Leve para assar por 25 minutos, até dourarem. Uma salada de folhas acompanha bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...