quarta-feira, 20 de março de 2019

Nhoques de ricota e espinafre


Para passar meus quarenta dias sem carne vermelha, eu estou tendo que usar a criatividade e pegar receitas que não fazia há séculos. Essa receita, por exemplo, eu nem lembrava que tinha. Caiu de um dos meus cadernos um dia desses enquanto eu limpava as estantes.
E, para fugir um pouco dos pratos à base de pescados, vamos fazer um nhoque de ricota. Alguns chamam de almôndegas, mas no meu parco conhecimento, almôndega se frita antes de colocar no molho e esse “nhoque”, a gente cozinha.
Não importa o nome. O que importa é que são deliciosos e não têm dificuldade para fazer.

Ingredientes

Nhoque:
Um pacote de ricota bem amassado
Uma colher de chá de sal
Espinafre refogado bem picadinho
Noz moscada a gosto (uma pitada é o suficiente)
Manjericão fresco picado
Farinha de trigo o quanto baste

Molho:
Uma lata de tomate pelado
Três dentes de alho picados
Seis colheres de sopa de azeite
Uma folha de louro

Preparação

Refogue o espinafre em azeite e sal e pique bem miúdo. Misture o restante dos ingredientes e junte a farinha até dar o ponto para enrolar as bolinhas.
Ferva água com uma pitada de sal e um fio de azeite. Jogue os nhoques e deixe-os virem à tona, retirando com uma escumadeira. Coloque num prato de serviço.

Molho:
Em uma panela aqueça o azeite, frite o alho e junte a lata de tomate e o louro. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar um pouco. Coloque o molho por cima dos nhoques e polvilhe com queijo ralado. Sirva imediatamente.

Um comentário:

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...