sábado, 9 de março de 2019

Rita P cansada de guerra


Ontem fiquei a maior parte do dia longe de computador e blog e tudo o mais porque não estava com paciência para discutir o óbvio. Na verdade ando tão cansada dos pensamentos rasteiros, que tudo, até a voz estridente de alguém anda me irritando.

Cansada de ver gente fazendo piada besta e se achando a pessoa mais engraçada do mundo. Cansada de ver um dia de lutas ser tratado como se fosse o dia de dar bombom de presente, ou seja, reduzido a uma data e não à divulgação de uma ideia.

Para algumas pessoas, o dia das mulheres é para a gente mandar rosas para a esposa/namorada/mãe/etc. Não é! É um dia para lembrar que ainda somos tratadas como coisas, abusadas física e verbalmente. Com salários absurdamente baixos, mesmo quando somos mais preparadas e fazemos a maior parte do trabalho.

Vai ter gente pra caramba berrando que não é bem assim! Que estou ofendendo, que as coisas não são mais assim. Mas, como dizia minha mãe para aqueles que ficavam “ofendidos” diante dos fatos, “se a carapuça serviu: vista!”.

Temos ministros de estado que deveriam se levantar e dizer para as mulheres que elas não estão sozinhas na luta falando que elas deveriam parar com tudo e aceitar uma situação que não é aceitável há séculos.

Não somos coisas! Somos pessoas! Temos direitos!

Só para falar o mínimo de como a situação não é essa coisa linda, a maior parte das agressões sofridas por mulheres é dentro de casa. Por pessoas que se acham donos dos outros e só demonstram que não são donos nem deles mesmos. Uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de abuso.
Meninas são abusadas e prostituídas todos os dias e ainda tenho que ouvir dos medíocres que “eles conhecem uma prostituta que gostava da profissão”. Não é engraçado como as pessoas mais medíocres sempre têm alguém “conhecido” que faz isso e aquilo?

Desculpem-me, mas duvido muito que uma menina vá para a escola todos os dias, enfrentando sabe lá Deus quais dificuldades, e que pense em sua ingenuidade: “quando eu crescer eu vou me prostituir”.  Ou um garoto dizendo que vai ser avião de traficante. Pelo amor de deus parem de achar que a violência nasce com a pessoa.

Ontem foi dia da Mulher e recebi muitos parabéns. Agradeço, mas gostaria mais de saber que a situação mudou. Que não há mais estupros, espancamentos, violações de direitos, danos físicos e morais.

Deveria ser um dia de comemorações, e eu rezo para que a gente um dia só precise comemorar com flores. Por enquanto, assim como meu aniversário, não tenho motivo para soltar fogos de artifício.
Vamos à luta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...