quarta-feira, 24 de abril de 2019

Cestinha de parmesão com salada agridoce


Confesso que hoje acordei sem vontade de nada. Talvez por esse motivo eu tenha adiado de me sentar ao computador e escrever algo bacana. Mas não fiquei de pernas para o ar, e depois de lavar os corredores e a cozinha; estender uma roupa que estava no tanque e dar um jeito no resto da casa, eu fui tentar fazer (de novo!) essa receita.

Deu certo, mas ainda tenho que tentar mais vezes para ver se não foi um golpe de sorte. Talvez os deuses da cozinha tenham me dado uma ajuda hoje só para me animar, já que essa cestinha é quase uma renda de queijo parmesão e desmancha se não estiver correta.

Uma dica: não use queijo parmesão ralado fresco, ele solta muito óleo e fica molenga e borrachudo. Mas também não use aqueles saquinhos muito baratos de parmesão, porque eles não derretem em contato com o calor.

Vamos à receita? Ah! Se alguém tentar fazer e der certo, me manda uma foto! As minhas fotos ficaram meio feiinhas...

Ingredientes

Para a cestinha:
Três saquinhos de queijo parmesão ralado (use algum de boa qualidade, que derreta com o calor)

Salada:
Alface picada
Uma e ½ xícara de peito de peru defumado picado em cubos
Um pacote de seleta de legumes congelada (com milho e ervilha)
100 g de vagem cortadas em palitos pequenos e cozida em água e sal (use a mesma água para descongelar os legumes)
100 g de uvas passas
Duas maçãs verdes sem casca, picadas em cubos
Duas colheres (sopa) de maionese (bem cheias)
Sal, pimenta-do-reino, limão e azeite Extra Virgem

Preparação

Cestinha de Parmesão: 
Em uma frigideira antiaderente aquecida, coloque quatro colheres das de sopa de queijo ralado e espalhe.  Quando começar a derreter retire com uma espátula grande para não quebrar e, com o auxílio de um copo de cabeça para baixo, molde o queijo em forma de cesta. 
Deixe esfriar, desenforme, reserve.

Salada: 
Misture todos os ingredientes numa tigela, menos a alface.

Montagem: 
Arrume as cestinhas numa travessa, ou uma em cada prato, coloque a alface picadinha forrando a cestinha e por cima coloque umas quatro colheres (sopa) de salada.
Se quiser salpique cebolinha por cima e sirva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...