terça-feira, 9 de abril de 2019

Tema de redação para fazer um exame vencedor!


Saiba tudo sobre escolhas de temas e esteja preparado!

Eu posso escrever infinitamente sobre pessoas que passam em concursos, vestibulares, ENEM etc. fazendo redações fantásticas, e isso realmente importa. As temáticas, na maior parte das vezes, são escolhidas com foco em grandes questões da atualidade, personagens históricas de relevância para as discussões atuais, ou, como no caso da redação do meu quarto ou quinto vestibular, trechos de livros.

Para a minha sorte sempre fui leitora voraz e, mesmo não tendo dinheiro para comprar montes de livros, contava com uma biblioteca razoável na cidade onde morava (viva São Bernardo e a biblioteca Monteiro Lobato!). E quando me deparei com a frase: “dedico essas palavras ao primeiro verme que corroeu minhas carnes...” sabia que se tratava do início de Memórias Póstumas de Brás Cubas, do imortal Machado de Assis, e que eu deveria dissertar sobre o trecho em questão. Me dei muito bem!

A primeira coisa que tenho a dizer ao leitor é que em algum momento da vida ele vai precisar redigir algo, e para não passar vergonha, saiba que é bom estar bem informado sobre os assuntos. Saiba o que está acontecendo no país e no mundo: veja quais temas estão sendo discutidos e tente entender para poder escrever sobre os assuntos. Pense nas suas aulas desde o fundamental, quando os professores jogavam assuntos para os alunos escreverem, como Dia da Árvore, do Índio, Independência etc. E tente lembrar como você aprendeu a fazer isso. Se não aprendeu, não é tarde!

A segunda sugestão, além de saber das atualidades, é ler livros. Por favor, tente! Sei que muitos irão revirar os olhos ou dizer que isso é chato. Não é! Leitura aumenta o vocabulário; exercita a mente e a imaginação (o que ajuda bastante com temas livres) e ensina a construir frases compreensíveis para qualquer leitor. A leitura nos educa e ajuda a construir uma narrativa pensando a respeito dela. Se tivéssemos mais leitores, talvez (!), não teríamos tantos comentários estúpidos a respeito de tudo nas redes sociais.

E em se falando em redes sociais, tenho que dizer que meus olhos sangram de tanto ver palavras simples escritas de tal forma que não sei do que está se falando. Sei que muitos não tiveram a oportunidade de se instruir, mas se usam a rede social para se comunicar, deveriam usar também para aprender como é a forma correta de se expressar e poderiam ver as notícias que realmente importam, que não têm nada a ver com a “pílula milagrosa que seca barriga”.

Finalizando: como exercício para aprender a escrever e se preparar para aquele teste de emprego, ou concurso, vestibular etc., pegue algum tema que esteja sendo abordado na mídia e aprenda o máximo que puder sobre isso. Depois escreva, com suas próprias palavras, o que entendeu sobre o assunto. Dê a alguma pessoa para ler, sem explicar nada, e veja se você conseguiu passar a ideia geral em seu texto. Se você conseguiu... VITÓRIA!!!
Essa não é a face atual da Monteiro Lobato, que passou por uma bela repaginada, mas preferi a imagem mais próxima da minha infância

Em tempo: dedico esse texto a todos os meus professores, especialmente os de Língua Portuguesa, e também aos bibliotecários que me atenderam durante muitos anos na Monteiro Lobato. Hoje é o dia Nacional da Biblioteca, e quero usar isso para dizer que precisamos mais desses templos neste país. Dentro das escolas; nos espaços públicos; nos ônibus do SESC/SENAC que circulam nas periferias à procura de leitores ou em qualquer iniciativa que faça crescer o conhecimento!

Feliz dia da Biblioteca!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...