sexta-feira, 26 de abril de 2019

Pudim de festa para acalmar os nervos


Um pudim de amêndoas para lamber os beiços e acalmar

Sabe aquela sexta-feira, na qual acordamos cheios de esperança e como um castelo de cartas, tudo cai? Então... Assim está o meu dia. Parece que as coisas resolveram desandar. É computador dando erros estranhos; um teste online interrompido duas ou três vezes por queda de conexão; uma tremenda topada durante a caminhada e uns vizinhos muito arruaceiros que não conseguem falar feito gente normal.
Aí resolvi sair atrás de alguma coisa doce, já que não há nem uma banana em casa (semana cheia!) e tive que improvisar com o que tinha por aqui. Pelo menos o pudim deu certo! Dá um trabalhinho, mas vale a pena!

Ingredientes

100 g de manteiga
10 ovos
100 g de amêndoa moída com pele
100 g de biscoitos champanhe
Uma colher (café) de canela
Raspas de um limão
100 g de passas
200 g de açúcar
30 g de fécula de batata
Manteiga e açúcar o quanto baste (para untar e polvilhar)

Calda:
250 ml de vinho do Porto (ou o que tiver à mão)
250 ml de água
200 g de açúcar
Uma casquinha de limão
Um pau de canela
Uma colher (café) de maisena
50 g de amêndoa picada

Preparação

Ligue o forno a 180o C. Unte uma forma de pudim com manteiga e polvilhe-a com açúcar.
Em uma vasilha, misture a manteiga com as gemas e bata até obter um creme fofo. Junte a amêndoa moída com pele, os biscoitos moídos, a canela, a raspa de limão e as passas; bata mais um pouco.
Bata as claras em neve (com picos bem firmes), junte-lhe o açúcar e bata mais um pouco. Adicione a fécula de batata e envolva cuidadosamente com o creme de biscoito, amêndoa etc.
Despeje na forma e leve ao forno, em banho-maria, durante 50 minutos. Deixe esfriar e desenforme em um prato de borda alta.
Prepare o molho levando o vinho do porto ao fogo, juntamente com a água (reserve um pouco da água para dissolver a maisena), o açúcar, a casca de limão e o pau de canela.
Deixe ferver cerca de 5 minutos. Retire e junte-lhe a maisena. Leve novamente ao fogo para engrossar um pouco.
Retire do fogo e elimine o pau de canela e a casca de limão. Junte as amêndoas picadas e despeje sobre o pudim. Leve à geladeira e sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...