domingo, 11 de novembro de 2018

Bolo chiffon porque preciso de algo doce e suave para tirar o amargo de mim


Para começar, vamos explicar para quem não sabe o que é um bolo chiffon. Esse é um bolo muito leve, feito de óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha, fermento e, se quiser, algo para dar um sabor (limão, laranja). É uma combinação entre bolo amanteigado e bolo esponja. Diferentemente da manteiga, comumente utilizada em bolos, é difícil aerar o óleo, por isso o bolo chiffon consegue uma textura fofa por bater as claras em neve, e adicionando-as à massa antes de assar.
Os altos teores de óleo e ovos criam um bolo muito úmido, e como o óleo se mantém líquido a baixas temperaturas, essa receita não tende a endurecer como a dos outros bolos. Sendo assim, o bolo chiffon é ideal para coberturas e recheios que necessitem de refrigeração, por isso é delicioso com sorvete.  Mas (vou até fazer rima), o bolo chiffon é fácil e muito bom.
E vamos fazer bolo porque a minha gripe chata está deixando minha boca amarga.

Ingredientes

135 g de farinha de trigo
4 g de fermento químico
35 g de amido de milho
110 g de gemas
80 g de açúcar
100 g de óleo de canola
100 g de suco de limão
40 g de água
Raspas finas de um limão
330 g de claras
2 g de sal
1 g de cremor tártaro (vai dar mais maciez ao bolo)
50 g de açúcar

Preparação

Preaqueça o forno a 180ºC e separe uma fôrma de bolo com furo central, de 24 cm bem limpa.
Peneire a farinha de trigo, o fermento, o amido e reserve.
Bata na batedeira as gemas com os 80 g de açúcar, até ficar claro e leve. Acrescente o óleo, aos poucos, até criar uma emulsão (esse processo é parecido com o de fazer maionese).
Adicione então o suco de limão, a água, as raspas de limão e misture. A seguir, coloque os ingredientes secos peneirados (de uma vez só) e bata por 1 minuto, parando para raspar as laterais.
Em outra tigela da batedeira, bata as claras com o sal e o cremor tártaro até que comecem a criar picos e, só então, acrescente os 50 g de açúcar, aos poucos.
Quando os picos estiverem ligeiramente firmes, pare de bater e comece a incorporar as claras à mistura de gemas.
Deposite a massa na fôrma e puxe um pouco da mistura para as paredes. Leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos.
Retire do forno e desenforme com cuidado. Polvilhe açúcar de confeiteiro. Bom apetite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...