domingo, 4 de novembro de 2018

Frango Tandoori com iogurte



Hoje comecei meu dia colocando em ordem a casa, que estava muito, mas muito zoada mesmo. Trabalhar em um lugar distante não deixa muito tempo para essas coisas da casa que precisamos fazer.

Mas hoje, especialmente, fiquei com vontade de fazer um franguinho diferente para o domingo. Fui desencavar minhas receitas e achei esta, de origem indiana, ótima para ser servida com arroz branco.

Dizem que a origem do frango tandoori está associada a refugiados indianos que saíram do Paquistão após a partilha de 1947. Um chef chamado Kundan Lal Gujral, sempre tentava novas receitas, especialmente de frango. Certo dia tentou cozinhar em tandoors (fornos de barro em forma de sino) utilizados pela população local para fazer pão naan. E foi assim que surgiu o Frango Tandoori, que agrada paladares mundo afora até hoje.

Nem preciso dizer que essa receita é cheia de especiarias, mas você consegue encontrar o tempero tandoori pronto em bons mercados. Mas se quiser fazer, no final tem os ingredientes a serem misturados. Bom apetite.

Ingredientes

Um iogurte natural (pequeno)
10 g de tempero tandoori (ver observação)
5 g de gengibre
50 ml creme de leite
200 g de frango
Sumo de 1/2 limão (galego sem sementes ou Taiti bem suculento)

Preparação

Prepare a marinada: faça cortes leves sobre o frango e coloque em uma tigela funda. Acrescente o iogurte, o creme de leite, o tempero e o gengibre. Misture bem.
Cubra com papel filme  e deixe na geladeira durante 1 hora (se puder deixar de um dia para o outro, melhor).
Numa frigideira pré-aquecida despeje o frango marinado. Deixe cozinhando por 10 minutos (em média). Junte o sumo de limão e misture novamente.
Verifique se o frango está cozido. Sirva com arroz

Tempero Tandoori: É uma mistura de tempero que leva gengibre, alho, pimenta-malagueta, cardamomo, pimenta-preta, flor de cravo,  canela, cúrcuma, carmim, cominho,  noz-moscada. Ou ainda gengibre fresco, coentro, cominho, páprica, sal, noz-moscada, canela e cravo. Se quiser avermelhar mais o prato, use açafrão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...