sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Croissants de leite condensado e uma receita bem preguiçosa



Quem vem me acompanhando pela minha vida afora, ou nesse período em que o blog está em atividade, sabe que preguiça não faz parte do meu vocabulário, mas hoje acordei meio de mal com tudo. Chutando pedras pelo caminho, cansada dos sorrisos falsos que andam me acompanhando nesse lugar onde eu vivo.

Nessas horas eu preciso de alguma coisa que me adoce a vida e o paladar. Mesmo que o nome da receita seja “croissants de leite condensado”, eles não são os tradicionais croissants. Esses são mais simples e fáceis, até mesmo para cozinheiros iniciantes. Se quiser rechear fica ao gosto do freguês.

Ingredientes

300 g de farinha de trigo
12 g de fermento de padeiro (fresco)
170 g (1/2 lata) de leite condensado
120 ml leite
30 g de manteiga amolecida

Preparação

Na tigela da batedeira, coloque a farinha de trigo, o fermento esfarelado e o leite condensado. Bata na velocidade baixa e junte o leite morno, quase para o frio.
Quando formar uma massa, coloque a manteiga amolecida e bata novamente por 10 minutos incorporando bem a manteiga na massa. Desligue a batedeira e deixe a massa descansando por 2 horas à temperatura ambiente.
Veja se a massa cresceu bem e, com a ajuda de um rolo, abra-a no formato retangular.
Corte o retângulo em duas partes. E cada uma dessa parte, faça agora cortes triangulares de aproximadamente 8 cm de comprimento. Enrole cada triângulo começando pela base (e não pela ponta). Tenha cuidado para não apertar muito.
Coloque-os agora na forma de assar (já coberta com papel vegetal/manteiga). Deixe crescer por mais 1 hora a temperatura ambiente. Em seguida, pincele-os com leite batido com uma gema.
Leve os croissants ao forno cerca de 12 minutos a 180°C. Preste atenção, pois a cozedura poderá ser rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...