quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sopa de cebola, um clássico que me remete ao Ceasa



Pensei em passar a receita de sopa de cebola porque estou com uma gripe chata e essa sopa sempre me reconforta. Mas, ao mesmo tempo tenho lembranças sobre essa sopa. A primeira é de uma amiga que torceria o nariz para isso, já que odeia cebola.

Mas a memória melhor é de quando trabalhava em uma empresa de refeições industriais e nos tempos de inverno arrumava um jeito de ir com uma colega ao Ceasa, e enquanto abasteciam as cargas de verduras e legumes da semana, íamos mandar brasa e comer sopa de cebola. A do Ceasa é famosa, e essa receita (confesso!) eu peguei de um site de receitas.

Mas é uma sopa simples de fazer e deliciosa, para quem gosta de cebola.

Ingredientes

500 g de cebola cortada em rodelas grossas
60 g de manteiga
Uma colher de sopa de farinha de trigo
½  litro de caldo de carne**
Uma colher de sopa de açúcar
1 litro de água
Tomilho
Sal e Pimenta do reino a gosto
Um pão amanhecido cortado em cubos
200 g de queijo parmesão ralado grosso

Preparação

Numa panela alta, derreta a manteiga. Jogue as cebolas na panela e misture regularmente para evitar que se queime. Caso grude no fundo da panela jogue um pouco de água. Continue mexendo até dourar bem.
Coloque delicadamente a farinha (não jogue tudo de uma vez) e misture. Em seguida, a água, o caldo de carne**, o açúcar, o tomilho, sal e pimenta.
Cubra com a tampa e deixe cozinhar em fogo médio por 45 minutos.
Após isso, despeje a sopa em formas individuais que possam ir ao forno. Coloque alguns pedacinhos de pão endurecido e cubra com queijo ralado.
Coloque as formas no forno cerca de 10 minutos, ou até o tempo necessário para que o queijo gratine. Sua sopa está quente e prontinha!

** Vou fazer este adendo, porque, como hipertensa, não como caldo em cubinhos industrializados, mas sempre deixo caldo de carne pronto em meu freezer. É simples: cerca de meio quilo de músculo, ponha para selar em uma panela com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Depois de bem selada a carne, ponha água até cobrir e deixe cozinhar até reduzir pela metade. Reserve esse caldo e congele em pequenos recipientes. Quando precisar é só descongelar e misturar água quente para acabar de diluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...