sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Sopa de grão de bico e espinafre em um dia das crianças bem frio



Hoje é dia das crianças e, para quem é católico, dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.  E antes de passar a receita dessa sopa gostosa, que vai cair bem hoje porque está friozinho, quero falar um pouco dessas duas comemorações.

Mas antes de passar a receita, quero dizer que o Dia das crianças precisa nos lembrar do quanto os nossos pequenos precisam de proteção. E também que Nossa Senhora leva diversos nomes junto com ela. Alguns têm a ver com suas aparições (Fátima, Lourdes, Aparecida), mas outros são as qualidades dessa mãe de todos; grande advogada dos humildes; rainha da paz; imaculada!

E antes que alguém mais fale uma bobagem sobre Nossa Senhora, quero lembrar que ela esteve com seu filho no pior momento. Enquanto ele era morto. Ela não temeu por sua vida enquanto chorava aos pés da cruz do seu filho, junto a outras mulheres e apenas um de seus apóstolos.


Mas vamos à receita porque eu sei que ando devendo às amigas e amigos leitores, que desejam apenas cozinhar e espalhar carinho nos seus pratos. Essa é uma sopa equilibrada, completa e simples, que vai fazer adultos e crianças comerem legumes e verduras. Muito deliciosa e saudável!

Ingredientes

250 g de grãos de bico cozidos (se preferir compre o pacote tetrapak)
100 g de espinafre fresco
Três fatias de pão velho (amanhecido)
Dois dentes de alho
Uma cebola
Três colheres de sopa de molho de tomate
Uma colher de chá de páprica
Uma folha de louro
Seis raminhos de salsinha
Azeite, sal e pimenta.

Preparação

Corte o pão em cubos grandes e doure-os na frigideira com um pouco de azeite. Deixe o mais seco possível.
Ponha os pedaços de pão dourado numa tigela e junte a salsa cortada em pedacinhos e misture. Reserve.
Coloque novamente na frigideira um pouco de azeite e refogue os dentes de alho cortados. Junte a páprica e misture. Deixe ainda refogando por alguns segundos.
Ponha essa mistura na tigela com pão e salsa. Com a ajuda de um pilão, esmague tudo. Devemos tentar obter a mistura tão fina quanto possível. Reserve.
Em uma panela grande, refogue as cebolas cortadas com azeite. Quando a cebola tornar-se transparente, junte o molho de tomate e misture bem.
Junte em seguida o grão de bico (sem água) e o espinafre (já lavado e picado). Deixe cozinhar por alguns minutos, misturando regularmente.
Cubra de água e junte a mistura do pão. Tempere com sal e pimenta. Junte a folha de louro. Misture bem. Assim que ferver, deixe cozinhando por 30 minutos (não precisa tampar).
Delicie-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...