domingo, 21 de outubro de 2018

Casquinha de siri rebelde!


Essa é uma receita que passo com certa tristeza. Alguém resolveu comentar que eu deveria deixar de passar qualquer receita, porque, ao que parece, não sou boa. Como prefiro acreditar em pessoas que partilharam minha mesa e minha vida, continuo, em um ato de rebeldia, passando receitas de vindas da família, dos amigos verdadeiros, dos colegas que realmente me apoiaram.
Essa receita aqui eu ganhei de um chef de cozinha de São Luís do Maranhão. Faz tanto tempo isso que nem lembro o nome dele (e esqueci-me de anotar na época).  Dessa viagem o que restou foi ver o Brasil Pentacampeão, as festas de Bumba meu Boi, os passeios que fizemos, inclusive aos Lençóis Maranhenses**, e esta receita.

Ingredientes

1 kg de carne de siri desfiada
1 lata pequena de extrato de tomate
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 colher de sopa de conhaque
200 ml de leite de coco
½ xícara de cebolinha verde e salsinha picadinha
3 fatias de pão de forma
½ xícara de leite
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de farinha de rosca

Preparação

Compre a carne de siri pronta que pode ser congelada ou fresca. Lave-a com água corrente e fria e deixe escorrer numa peneira. Depois ponha em uma tigela, desfie bem e tempere com o sal e a pimenta do reino moída.
Em um prato fundo coloque o leite e esfarele as fatias de pão de forma sem as cascas. Com um garfo misture para que todo o pão fique embebido no leite. Deixe descansar um pouco.
Em uma panela aqueça o azeite de oliva e de dendê e ponha a cebola picadinha para dourar. Não deixe queimar, quando estiver no ponto acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar mais um pouco.
Depois junte a carne de siri temperada e o conhaque e deixe cozinhar por uns 3 minutos.
Acrescente o pão de forma amolecido no leite, o leite de coco e a cebolinha e salsinha picadinhas. Misture tudo e acrescente a farinha de trigo aos poucos sempre mexendo para não empelotar. Se preferir, separe um pouco do leite antes de misturar o pão e dissolva o trigo.  A textura deve ser cremosa.
Ponha essa mistura em forminhas e leve ao forno, cobertas com farinha de rosca, apenas para dourar.
Sirva com limão à parte.
** fotos: Rita Palladino


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...