segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Quanto vale um museu?


Hoje minha única receita é para o desastre


O dia amanheceu em catástrofe, ao menos para mim. O Museu Nacional do Rio de Janeiro foi consumido pelo fogo e de todo o acervo inestimável sobrou 10%. Muitos irão questionar o porquê chamo isso de catástrofe e eu vou explicar: em um país que dá importância muito pouca a arte, educação e cultura, a perda de um só museu é como matar um dos últimos espécimes de algum animal.

Mas a minha lamentação não é apenas pela perda de acervo, ou a queima de um dos prédios mais belos nos quais já pus meus pés andarilhos. É a certeza de que para mais de 90% da população isso não importa. Para um sem número de pessoas o que aconteceu é algo como: “queimou umas velharias”.

É difícil e solitário viver cercada de pessoas que acham uma perda de tempo guardar um quadro raro; uma escultura encontrada em uma escavação; móveis; roupas; livros. Gente que lê um livro de frases motivacionais vazias, mas é incapaz de discutir filosofia, porque é “perda de tempo”. Gente que acredita que poesia é rimar amor com flor, ou dizer que a dor é uma “sofrência”.

Hoje estou triste demais. Não é apenas um prédio que queima. É o conhecimento humano guardado por 200 anos naquele local que queima. É o país que não contente em transformar o futuro na coisa mais nefasta que existe queima o próprio passado e nem se importa com isso. São só umas velharias. Não sei se consigo continuar a viver respirando esse ar.

O que me resta, por enquanto, é lamentar. O Museu Nacional se foi. Espero que mais nada se vá. Espero mais ainda: que as pessoas deste país entendam tudo o que se perdeu hoje...

A historiadora em mim está de luto, como estão de luto todos aqueles que entendem que perder isso é perder um pouco mais a humanidade. E este é o meu lamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...