domingo, 30 de setembro de 2018

Estrogonofe de camarão


Tem dias em que precisamos pegar uma receita muito tradicional e transformar em outra coisa, mudando ingredientes, fazendo a nossa versão do prato. É o caso do estrogonofe (sim eu abrasileirei a palavra!), normalmente feito com filé mignon, mas que resolvi fazer com camarão. Mas quero declarar que precisa ser um camarão de bom tamanho.
Apesar do ‘sete barbas’, muito mais comum e mais saboroso, esse prato pede a delicadeza do sabor de um camarão rosa. É uma receita bacana para qualquer dia da semana, mas ainda dá para fazer hoje!

Ingredientes

1/2 kg de camarões limpos (sem casca, sem cabeça e sem as vísceras)
Uma colher de sopa de azeite extra virgem
Uma colher de sopa de manteiga
Uma cebola ralada
Três tomates batidos no liquidificador (tire as sementes)
Uma colher de sopa de molho barbecue
Uma colher de chá de molho inglês
1/2 xícara de chá de conhaque
250 gramas de cogumelos  picados
Uma embalagem (200 ml) de creme de leite
Sal e pimenta do reino

Preparação

Tempere os camarões com sal e pimenta e frite por dois minutos na mistura de óleo e manteiga.  Tire da panela e reserve.
Ponha a cebola para refogar na mesma panela (que ainda tem óleo) e mexa até dourar. Junte os tomates, o barbecue, o molho inglês e o conhaque. Deixe apurar até obter um molho grosso.  Junte os cogumelos e, por último, devolva os camarões à mistura. Ponha o creme de leite e deixe aquecer sem ferver. Sirva com arroz branco e batatas palha.

Obs.: Tenho certa preguiça de fritar batatas palha. Costumo comprar os pacotes de Extra finas nos mercados aqui das proximidades. Mas se quiser, faça as suas. É sempre mais gostoso!

E atenção diabéticos e dietéticos! Se quiserem uma receita mais saudável, troque o creme de leite por iogurte sem sabor. A textura do estrogonofe fica igual. Quanto ao conhaque, ele perderá o álcool com o cozimento e não afetará a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...