domingo, 9 de setembro de 2018

Sopa de palmito para um tempo que não firma


Se que já estamos em setembro e em poucos dias o Brasil entra na primavera, mas, por conta de muitos descasos que cometemos, o friozinho anda se estendendo e estamos ficando mais molengas. Um exemplo? No momento o grande ABC está com uns 20 graus de temperatura e tem gente saindo preparada para a neve do polo Sul.

Independente de tudo isso, e de todas as janelas do ônibus fechadas e bafejadas, disseminando resfriados e gripes, voltei para casa do trabalho pensando no que fazer com aquele vidro de palmito da despensa e em alguma receita diferente de pastel, torta ou empadinha.

Uma sopa creme vai bem! Que tal?

Ingredientes

1/2 kg de palmito (mais ou menos um vidro grande basta)
1 colher de manteiga
1 cebola inteira picada
2 dentes de alho
1 batata

1 e 1/2 litro de água
Sal e pimenta do reino branca a gosto
100 g de creme de leite
cebolinha picada o quanto baste um pouco de palmito picado

Preparo

Em uma panela, aqueça a manteiga. Junte a cebola, os dentes de alho e o alho poró. Deixe dourar. Adicione o palmito. Coloque a batata e a água. Deixe ferver. Tempere com sal e pimenta branca moída.
Passe pelo liquidificador. Volte para a panela. Acrescente creme de leite fresco e desligue quando começar a ferver. Coloque a sopa em terrinas individuais e decore a cebolinha picada e pedaços de palmito.


Obs.: Essa sopa pode ser servida fria, para isso, misture o creme de leite fresco; deixe esfriar mexendo de vez em quando para não criar grumos e leve à geladeira. Retire uns 20 minutos antes de servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é sempre bem-vinda!

Duas vidas ou uma só basta?

Duas vidas ou uma só basta? : Não me lembro de quem foi que disse a frase: “deveríamos ter duas vidas, uma pra ensaiar e outra para represen...